Estado do mar na Madeira vai agravar-se na madrugada de domingo
O estado do mar na Madeira vai agravar-se a partir da madrugada de domingo, prevendo-se ondas até aos oito metros.
O capitão-de-mar-e-guerra, Paulo Jorge da Silva Ribeiro, adiantou ao JM que o aviso mantém-se pelo menos até esta segunda-feira, dia em que a Capitania do Porto do Funchal irá atualizar as previsões.
Para já, sabe-se que o mar deverá estar "bastante alterado" durante o dia de amanhã, prevendo-se um maior agravamento na terça e na quarta-feira (dias 27 e 28 de fevereiro).
Embora não seja possível apurar o número de embarcações que estão, neste momento, afastadas do Porto, o capitão-de-mar-e-guerra reconheceu que ainda deverão ser algumas, uma vez que o estado do mar, este sábado, não regista alterações.
Num comunicado de imprensa enviado ontem, o Comando da Zona Marítima da Madeira, baseado nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), direcionou o aviso para “toda a comunidade marítima que se encontra no mar” e toda a população que frequenta as “zonas costeiras ao longo de toda a faixa litoral” do arquipélago.
De acordo com o IPMA, a “ocorrência de agitação marítima será de noroeste e de altura significativa a rondar os seis metros, que sofrerá considerável agravamento durante a madrugada de segunda-feira (26 de fevereiro)”, podendo atingir os oito metros durante terça-feira.
Devido a estas previsões, a autoridade marítima recomendou à população que evite os passeios junto ao litoral da Madeira e desaconselha a aproximação a zonas de arriba aos pescadores lúdicos de pesca à cana.
Por outro lado, insta a comunidade marítima a adotar medidas de precaução, como o reforço da amarração das embarcações atracadas e a opção de varar as embarcações de pequena dimensão. Aconselha ainda à comunidade piscatória e à náutica de recreio em atividade que “regressem urgentemente ao porto de abrigo mais próximo”.
RELACIONADOS