Sabe quais é que são considerados os melhores lugares da Madeira do mundo?

Os elogios vão desde o norte de Portugal aos arquipélagos.

Dizem os entendidos que o nosso País tem o melhor que há na Europa e mesmo no mundo. São muitos os lugares de Portugal que se encontram no cimo da agenda turística internacional, mas sabe quais são? O site 'ncultura' recorda-os.

Países

Pela primeira vez, Portugal ganhou o prémio de melhor destino europeu dos World Travel Awards, os 'óscares do Turismo', entregues no passado dia 30 de setembro, em São Petesburgo, na Rússia.

Praias

Diz a conhecida e prestigiada publicação sobre viagens Condé Nast Traveler que a Rota Vicentina é dos seis trilhos litorais mais espetaculares do mundo.

A mesma publicação destaca, também, "oito praias secretas e maravilhosas de Portugal", como são a Praia da Baleeira (Serra da Azoia, Setúbal), a Praia do Carvalho (Benagil, Lagoa), a Praia da Franquia (Vila Nova de Mil Fontes, Odemira), a Praia da Arrifana (Aljezur), a Praia do Cavaleiro (Odemira), o arquipélago das Berlengas (Peniche), a ilha da Fuseta (Olhão) e a Ribeira das Tainhas (São Miguel, Açores).

O site 'European Best Destinations' considerou, por seu lado, a Praia de Galapinhos, em Setúbal, a melhor da Europa e o Porto como a melhor cidade de destino.

Ainda a World Travel Awards escolheu o Algarve para melhor 'Destino de Praia da Europa 2017'.

Cidades e destinos

Uma das mais conhecidas revistas da área do Design, Wallpaper, considerou Lisboa a "Melhor Cidade" de 2017, colocando-a à frente de São Francisco (EUA) e Viena (Áustria).

Também a editora de viagens Lonely põe Lisboa no 'Top mágico das metrópoles" de 2017, entre um total de 10 cidades, estando a mesma também entre as 50 melhores do mundo para se viver, de acordo com a Mercer.

O Porto, por seu lado, foi eleito o 'Melhor Destino Europeu" de 2017, tendo sido ainda colocado pela Lonely Planet na categoria de 'Best Value', que avalia o destino de acordo com a relação preço/qualidade.

Também o Algarve está na lista dos 'European Best Destinations' para férias em família.

No que concerne às ilhas, destaca-se, como não podia deixar de ser, a Madeira, considerada pela World Travel Awards o melhor 'Destino de ilhas 2017".

Receber bem

Nesta matéria, destaca-se a cidade de Lisboa, que tem o 'Melhor Porto de Cruzeiros da Europa', de acordo com a World Travel Awards.

Também o Porto destaca-se pelo aeroporto Francisco Sá Carneiro, que em 2017 se tornou no 'Melhor da Europa' na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros, estando também em terceiro na categoria de mais de dois milhões de passageiros, de acordo com a Airports Council International.

Comer e dormir

Sintra é o quarto 'Melhor Destino Romântico' de 2017, considerou o European Best Destinations.

Em matéria de dormidas, o Monte Santo Resort, no Carvoeiro, é o que mais se destaca por ser o mais romântido, de acordo com a World Travel Award.

Quanto a comida, o Sal, na Comporta, é um dos dez melhores restaurantes de praia do mundo para os leitores da Condé Nast Traveler.

Igualmente na categoria de Gastronomia, destaque para o Porto (pelo vinho, peixe e marisco), para os Açores (pela fruta e pelo peixe), para Lisboa (pelos pastéis de nata) e para o Algarve (pelo peixe e marisco). As escolhas são do European Best Destination.

Em relação a hoteis, a World Travel Awards destacou, entre outros, o Pestana Porto Santo All Inclusive (Porto Santo) e o Hotel Quinta do Lago (Funchal).