Escola da Lombada da Ponta do Sol representa Portugal em programa Erasmus+

Petra Teixeira

'Let's conquer technology for our students' é um dos projetos no âmbito do Programa Erasmus + que a EB1/PE da Lombada da Ponta do Sol participa.

Participaram cinco escolas de cinco países as participantes neste projeto, oriundos de Itália, Roménia, Turquia, Bélgica (país coordenador), e de Portugal (Madeira).

No caso da Madeira, a representação foi feita pela coordenadora regional do projeto, a docente Rosa Luisa Gaspar e pela docente de inglês Natália Santos e que, em conjunto, estiveram reunidos na Bélgica, na cidade de Neufchateau entre os dias 15 e 19 de janeiro para a primeira reunião transnacional do projeto onde se definiram as próximas atividades conjuntas do projeto.

"O projeto visa estabelecer uma parceria bem-sucedida entre uma diversidade de escolas e regiões tendo como objetivo horizontal as práticas abertas e inovadoras para uma era digital promovendo a aquisição de competências em termos de utilização eficaz da tecnologia uma vez que esta utilização coerente da tecnologia em sala de aula pode ensinar às crianças habilidades de pensamento de alto nível que eles vão precisar no futuro", explica a escola em comunicado.

O estabelecimento escolar refere ainda que a intenção do projeto pretende "atender às necessidades dos parceiros em termos de abordar questões como: integração de grupos minoritários possibilitando o diálogo intercultural (todos os parceiros), melhorando a qualidade dos métodos e materiais de ensino, a fim de atrair alunos de menor alcance (todos os parceiros), melhorando a comunicação dos alunos e habilidades interpessoais (todos os parceiros").

"Começamos com a Ideia de que o aluno bem-sucedido, e, portanto, o sucesso futuro adulto, deve ser confiante e criativo, com a alfabetização e numeracia pensamento crítico e habilidades de TIC, bem como a capacidade pessoal e social, ética e intercultural compreensão", explica a escola.