XX Regata Internacional Canárias apresentada em Santa Cruz de La Palma

Petra Teixeira

No ano em que se celebra a 20ª edição da maior regata realizada entre os dois arquipélagos do atlântico, a largada da Regata Canárias Madeira 2018 será dada, pela primeira vez, no próximo dia 4 de setembro do porto de La Palma com destino à Madeira.

Num programa variado, composto por atividades gastronómicas, culturais e turísticas, o encontro termina com a já conhecida Festa Branca no dia 8 de setembro.

Na cerimónia de apresentação desta competição de vela de cruzeiro, destinada às classes ORC e OPEN, esteve presente o presidente do Governo de Santa Cruz de La Palma, Anselmo Pestana, o presidente da Câmara de Santa Cruz de La Pama, Sergio Matos, o presidente do Real Nuevo Club Náutico de Santa Cruz de La Palma, José Miguel Lorenzo e a presidente do Clube Naval do Funchal, Mafalda Freitas.

A XX Regata Internacional Canárias Madeira, está integrada no projeto europeu Odyssea, ao abrigo do Programa de Cooperação Territorial INTERREG MAC 2014-2020. Este projeto, com o acrónimo 'ECOTUR_AZUL', tem como objetivo principal a valorização do potencial ecoturístico das áreas costeiras e marítimas, nomeadamente o património natural, cultural e paisagístico, criando novas oportunidades de crescimento azul.

O Clube Naval do Funchal integra, junto de parceiros de Canárias e Açores este projeto, fazendo assim parte de uma rede internacional de cidades com excelentes recursos e serviços náuticos, que além de apresentar uma ótima oferta a nível da cultura, gastronomia e paisagens naturais, pretende, com a adesão a este projeto, incrementar as potencialidades desta cidade, certificando o Funchal como cidade Odyssea e a Marina como porto Odyssea.

O parceiro deste projeto a representar o arquipélago espanhol é a Câmara Municipal de Santa Cruz de La Palma.