Machico: investimento de 40 mil euros na tradição cultural dos ‘Fachos’

A Câmara Municipal de Machico vai investir cerca de 40 mil euros para realizar um documentário cinematográfico sobre a tradição dos ‘Fachos’.

“Preservar os Fachos de uma perspetiva patrimonial e aproveitar o potencial turístico associado a esta tradição, para o desenvolvimento económico do concelho de Machico” é o intuito do projeto, refere nota da autarquia.

O documentário será apresentado de forma oficial no dia 4 de abril de 2018, no âmbito das Comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos, que este ano e pela primeira vez, se realizam em Machico. Neste contexto estará patente uma exposição sobre todos os trabalhos de preparação do documentário no Núcleo Museológico do Solar do Ribeirinho.

A autarquia acrescenta que o processo de classificação dos “Fachos” como património imaterial cultural de interesse municipal está a ser preparado.

O trabalho de valorização da tradição cultural dos “Fachos”, evento tradicional único na Madeira, teve início em 2016, através da elaboração de um projeto submetido ao Programa de Desenvolvimento Rural para a Região Autónoma da Madeira 2014-2020 – PRODERAM 2020.