Academia Madeirense das Carnes marcou presença em evento no norte de Itália
A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira marcou presença, nos passados dias 13 e 14 de janeiro, no XIX Capítulo da "Congrega dei Radici e Fasiosi", que se realizou na região de Vêneto, no norte de Itália.
Já a pensar no próximo 20.º aniversário, em 2019, o 19.º capitulo decorreu com a presença do presidente da Federação Italiana das Confrarias Enogastronómicas, assim como com a presença do secretário e da presidente da Câmara de Susegana, entre outras individualidades e cerca 20 confrarias convidadas, sendo elas de Itália, Bélgica, Estónia e Portugal.
Numa nota enviada à comunicação social, a academia conta que "tudo começou na sexta-feira, com um pequeno jantar de boas vindas".
No sábado, por sua vez, o dia teve início com a visita, pela manhã, a vários lugares de interesse público e de cultura, "porque estes capítulos, tal como a AMC/CGM tem vindo a fazer ao longo dos anos, não é só comeres e beberete, mas sim também de intercâmbio de cultura e de tradições, dando a conhecer os sabores e saberes de cada região", diz o texto, assinado por Lino de Jesus Dionísio.
A visita terminou ao principio da noite, com um jantar de gala, "no prestigioso Castelbrando di Cison diValmarino, onde apresentei e ofereci o vinho Madeira, um bual de cinco anos, que acompanhou a sobremesa, muito apreciado pelos convives", lê-se na nota.
No domingo, dia do capítulo, houve missa, seguida da cerimónia das entronizações, "terminando com um banquete na pura tradição das confrarias, com os produtos que a confraria defende e divulga", remata.
RELACIONADOS