UMa: 'O Professor do Século XXI' debatido por especialistas da Educação

A Universidade da Madeira (UMa) acolhe nos próximos dias 29, 30 e 31 de janeiro a II Conferência Internacional em Educação Comparada (CIEC 2018), “O Professor do Século XXI em Perspetiva Comparada: Transformações e Desafios para a construção de sociedades sustentáveis”

A sessão de abertura está agendada para as 10 horas do dia 29 de janeiro e vai decorrer no auditório do Colégio dos Jesuítas.

Questionar e refletir à luz de cenários diversos a assunção do professor enquanto profissional essencial à prática pedagógica do século XXI é o intuito da conferência.

Em debate vão estar também questões relacionadas com a cidadania cosmopolita, os novos atores sociais e a reconstrução das práticas pedagógicas e profissionais; as histórias de vida e o ser professor no regime colonial e pós-colonial, bem como as políticas educativas glocais e os estudos curriculares.

A organização está a cabo da secção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, em parceria com o Centro de Investigação em Educação da Uma.

A CIEC 2018 é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, pelo que os participantes que cumpram todas as formalidades da formação acreditada terão direito a um certificado de formação creditada (0,7 créditos).

Presentes no evento estarão o reitor da UMa, José Carmo, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, o Secretário Regional da Educação, Jorge Carvalho, o Coordenador da Secção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, António Teodoro e o Coordenador Científico do Centro de Investigação em Educação, Professor Doutor Nuno Fraga.

A participação na conferência exige inscrição prévia, até 20 de janeiro, através do endereço http://uma.pt/ciec2018.