Campanha de adoção decorre sábado na SPAD

Iolanda Chaves

Em articulação com a SPAD - Sociedade Protetora dos Animais Domésticos, a autarquia de Câmara de Lobos promove sábado, entre as 14h00 e as 18h00, uma campanha destinada à adoção de cães recolhidos no concelho.

São 70 cães errantes recolhidos da via pública pelos serviços camarários camaralobenses, entre 2016 e 2017, e que se encontram à guarda da SPAD, situada no Funchal, onde técnicos desta associação e da CMCL prestarão esclarecimentos sobre o procedimento de adoção dos animais.
Os cães adotados serão vacinados, desparasitados, esterilizados e serão identificados com micro-chip, sendo a taxa de adoção gratuita.
De acordo com uma nota de imprensa da autarquia, esta ação tem como propósito "promover a adoção consciente de animais errantes quês e encontram à guarda da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, mas também a consciencialização da comunidade em geral sobre a problemática dos animais errantes e sobre os deveres dos donos dos animais, dado que, por força do novo enquadramento legal e legislativo existem novas responsabilidades quer para os donos quer para as autarquias".
Adianta a mesma que fonte que no ano em curso, a edilidade mantém o propósito de promover ações e medidas que visem "diminuir o número de animais errantes no concelho e apoiar as famílias a realizarem a esterilização, vacinação e identificação os seus animais".
Em articulação com as juntas de freguesia, está em curso um processo de registo de animais domésticos com isenção das correspondentes taxas nas freguesias do Estreito de Câmara de Lobos, Jardim da Serra, Quinta Grande e Curral das Freiras, estando a Junta de Freguesia de Câmara de Lobos a aguardar a deliberação da medida por parte da Assembleia de Freguesia.
No âmbito da campanha de sensibilização denominada 'Causa Animal', a autarquia sublinha que foram já adotados cerca de 30 animais errantes e adianta que despendeu no ano 2017 cerca de 100 mil euros para atender à recolha, guarda e tratamento de animais errantes, bem como de outras ações de esterilização e vacinação.