Governo aumenta área corta-fogo e período de vigilância

Susy Lobato

“Vamos aumentar já no próximo mês a área de corta-fogo no Caminho dos Pretos, para cerca de 420 hetares”, disse esta manhã o presidente do Governo Regional, reconhecendo que “essa é uma zona sensível e com grande tendência de propagação de fogo”.

Para além dessa medida de prevenção de incêndios, tudo indica que o período de vigilância seja também alargado este ano. “A vigilância também é para continuar e, se for preciso, alargar esse período”, disse Miguel Albuquerque, adiantando que as equipas deverão ir para o terreno já no mês de maio e permanecer até outubro.

Miguel Albuquerque falava no decorrer uma visita ao Chão das Aboboreiras, na zona do Poiso, onde decorrem trabalhos de reflorestação numa área de cerca de 80 hetares.

Trata-se de um investimento que ascende aos 315 mil euros, no âmbito do PRODERAM, e que inclui a introdução de quase 89 mil plantas, endémicas e folhosas.

“O nosso objetivo é, atempadamente, criar zonas de baixa combustão e de corta-fogo para prevenir os incêndios e, simultaneamente, garantir a regeneração da nossa floresta”, disse o chefe do Executivo, acrescentando que o projeto deverá estar concluído dentro de dois meses.