PSD diz que Orçamento de São Gonçalo não revelava "qualquer iniciativa estruturante"

Tânia R. Nascimento

Na sequência da notícia publicado este sábado pelo JM, com o título ‘Presidente de São Gonçalo acusa PSD de sabotagem”, a Comissão Política de Freguesia respondeu, há instantes, que "não foi revelado, na Reunião de Assembleia, qualquer iniciativa estruturante para São Gonçalo", justificando assim os votos contra o Orçamento da Freguesia para 2018 dos sociais-democratas.

Numa nota enviada ao nosso matutino, o PSD recorda que "a aprovação de um novo Regimento da Assembleia de Freguesia introduziu medidas que vieram permitir às forças políticas com assento na Assembleia de Freguesia acompanhar mais de perto as atividades do executivo", o que "trouxe maior transparência e a participação das forças políticas representadas nas atividades que a Junta de Freguesia desenvolve".

Neste enquandramento, adianta, "não foi revelado, na Reunião de Assembleia, qualquer iniciativa estruturante para a freguesia de São Gonçalo e, nessa conformidade, o grupo do PSD não pode, em consciência, alinhar na política eleitoralista que o presidente da Junta alimentou desde que assumiu funções".

O PSD refuta, assim, "de forma veemente" a ideia de "orçamento transparente", uma vez que o mesmo "inclui rúbricas revestidas de uma opacidade eleitoralista, com redução dos investimentos em metade e com a introdução de medidas de apoio sem qualquer critério válido e que não acautelam o progresso sustentado da freguesia".

"Quando apenas 5% do orçamento é reservado ao investimento, tal revela a confrangedora inexistência de um plano de investimento capaz de combater o aumento das assimetrias verificadas na freguesia", ilustram os sociais-democratas.

O PSD avança que pretende "um orçamento de índole social que seja também capaz de trazer investimento para a freguesia, pois, ao criar condições para o desenvolvimento da actividade económica, está a contribuir para a criação de emprego e para a melhoria das condições de vida da população", objetivos esses que "todos desejam", acrescenta.

A Comissão Política de Freguesia de São Gonçalo recorda, ainda, ao presidente da Junta de Freguesia que "o PSD tem o mesmo número de mandatos que a Coligação". Neste contexto, remata, "irá defender e honrar o eleitorado que depositou no PSD a esperança de reverter o rumo de estagnação que vive esta freguesia desde há quatro anos".