Santa Cruz estende acesso gratuito a medicamentos a 500 pessoas

Tânia R. Nascimento

A Câmara Municipal de Santa Cruz assinou esta manhã um protocolo com a associação Dignitude que permitirá aos santa-cruzenses mais carenciados o acesso gratuito à medicação prescrita já a partir de 2018. Para este primeiro ano, a autarquia tem 50.000 euros reservados para um total de 500 pessoas.

Como o JM avançou na edição impressa de ontem, em causa está um cartão que vai permitir a cada titular aceder gratuitamente aos medicamentos prescritos em todas as farmácias, quer na Região, quer no País, bastando, para isso, apresentar o mesmo ao balcão.

Este mesmo cartão tem ainda a particularidade de abranger não uma pessoa mas sim todos os elementos do agregado familiar, desde que esteja referenciado como carenciado. As inscrições serão possíveis já em janeiro.

O autarca Filipe Sousa adiantou, durante a assinatura do protocolo, que "há margem" para aumentar esta verba, considerando que o objetivo é, precisamente, "chegar ao maior número de pessoas possível".

Este apoio surge no seguimento da matriz social da Câmara Municipal de Santa Cruz, que tem vindo a trabalhar no sentido de "tornar mais abrangentes, adequados e céleres os programas de que dispõe ao nível do apoio social aos munícipes mais carenciados".

É com estes objetivos que o município de Santa Cruz estabelece este protocolo com a associação Dignitude, uma Instituição de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que é responsável pelo desenvolvimento, operacionalização e gestão do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento.