Conselho do Governo aprova abertura de 3.º concurso público e caderno de encargos para o ferry

Alberto Pita

O Conselho do Governo decidiu autorizar hoje a abertura do procedimento concursal, na modalidade de concurso público, com publicidade internacional, para a concessão de serviços de transporte marítimo regular, através de navio ferry (transporte de passageiros e carga rodada) entre a Madeira e o continente português, bem como aprovar o caderno de encargos e o programa do referido concurso.

O anúncio foi feito ao final da manhã de hoje pelo vice-presidente Pedro Calado, após a habitual reunião de quinta-feira do Conselho do Governo. Este é o terceiro concurso público para o ferry, depois dos dois anteriores terem ficado desertos de propostas.

Pedro Calado reiterou que o novo caderno de encargos prevê um serviço regular, pelo menos, durante do Verão. O vice-presidente mantém que a Madeira terá um "ferry" a operar no Verão de 2018.

Além desta deliberação, o Conselho do Governo Regional autorizou a celebração de um contrato-programa com a Associação de Promoção da Madeira, tendo em vista a concretização do plano de ações de 2018 e assegurando, desta forma, a continuidade da estratégia preconizada e o reforço da notoriedade, visibilidade e projeção turística da Região no exterior. No âmbito do referido contrato-programa será atribuída uma comparticipação financeira que não excederá os 5.671.321 euros.

Em termos de promoção, o mercado americano será prioritário no próximo ano, sem prejuízo dos mercados tradicionais que visitam o destino Madeira.