Caminho agrícola das Romeiras está em construção

Iolanda Chaves

A construção do caminho agrícola das Romeiras, na freguesia do Jardim da Serra, concelho de Câmara de Lobos, está já no terreno. Trata-se de um investimento camarário, da ordem dos 723 mil euros, comparticipado pelo programa comunitário PRODERAM.

A empreitada, na delimitação das freguesias do Estreito de Câmara de Lobos e do Jardim da Serra, teve início junto às antigas instalações do centro de saúde das Romeiras, no Caminho do Estreitinho, e terá 334 metros, terminando no Caminho dos Tis.
O perfil do novo arruamento será constituído por uma faixa de rodagem com quatro metrosde largura, acrescido de valeta com meio metro destinada ao escoamento das águas pluviais e distribuição de água de rega aos terrenos agrícolas.
A empreitada compreende a regularização e beneficiação de parte do troço do Caminho do Estreitinho e do Caminho dos Tis, designadamente através da correção do atual traçado e repavimentação das vias.
O presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, esteve esta terça-feira no local a inteirar-se dos trabalhos em curso.
Segundo o edil, “este novo arruamento vem responder a uma reivindicação muito antiga da população local, com a qual a atual vereação desde logo se comprometeu encontrar solução para a execução da obra”.
Em 2015, adianta a autarquia, foram executados os projetos e estudos técnicos para definição do traçado e, logo que ocorreu a abertura de candidatura para financiamento de projetos ao abrigo do PRODERAM, a autarquia submeteu o projeto, tendo a mesma sido aprovada.
O novo arruamento serve, na sua totalidade, uma extensa área agrícola, onde predomina a viticultura, pelo que esta empreitada se “apresenta crucial para dinamizar o setor agrícola”, sublinha o atuarca.