Rubina Berardo destaca importância do MAR

JM-Madeira

A deputada do PSD, Rubina Berardo, sublinhou hoje, na Assembleia da República, a importância e o crescimento do Registo Internacional de Navios, sediado na Madeira, junto de uma delegação de deputados do parlamento federal alemão, que estão de visita a São Bento.

«Graças ao Registo Internacional de Navios (MAR), a bandeira portuguesa já é a segunda mais importante bandeira estrangeira em utilização pelos armadores alemães. Existe ainda grande margem para o Registo Internacional de Navios crescer no mercado alemão, uma vez que só 40% dos navios alemães navegam sob bandeira europeia, consideravelmente abaixo do limiar mínimo estabelecido pela Comissão Europeia (60%)», realçou a deputada.
A economista acrescenta ainda que procurou «sensibilizar os deputados alemães para uma diferenciação efetiva entre registos europeus e registos de países terceiros», acreditando que «tal irá fortalecer a competitividade do Registo Internacional de Navios, ao mesmo tempo que serve o interesse comunitário neste domínio».
«Em resposta, os elementos da delegação alemã fizeram questão de destacar que vêm com bons olhos o aumento de navios alemães no Registo Internacional de Navios, sob bandeira portuguesa», descreveu.