Pedro Calado visitou requalificação energética do Bairro do Palheiro Ferreiro

Redação

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, juntamente com o vereador responsável pela obras públicas, Bruno Pereira, visitou hoje as obras de promoção de eficiência energética nas habitações sociais – 70 fogos, 40 T2 e 30 T3, distribuídos por sete edifícios e contendo ainda um espaço comercial e um gabinete de apoio social – do Palheiro Ferreiro. Um investimento de quase um milhão e 400 mil euros, já praticamente todo concluído, neste bairro construído entre 1997/98.

Os autarcas, que visitaram alguns dos edifícios e apartamentos, puderam constatar, “in loco”, a satisfação dos residentes pelas obras efectuadas, que terão até impacto no consumo de gás.

A intervenção resultou de uma auditoria energética, que foi efetuada ao empreendimento, na qual foram identificadas as medidas de melhoria a aplicar de modo a dar um maior conforto aos moradores, assim como, introduzir uma poupança de energia em toda a envolvente externa dos edifícios, enquadrando-se nos financiamentos dum dos eixos prioritários do Programa Operacional Regional “Madeira 14-20”, que concede apoios à eficiência energética, à gestão inteligente de energia e à utilização de energias renováveis nas infraestruturas públicas, nomeadamente, nos edifícios públicos e no setor da habitação.

Nesse sentido, foi aprovado um cofinanciamento naquele Programa, o qual veio permitir os seguintes melhoramentos:

- Isolamento térmico e impermeabilização das coberturas numa área de 1.390,00m2, com a colocação de tela asfáltica e de chapa isotérmica tipo “Alaço”;

- Isolamento térmico das paredes exteriores numa área de 6.984,00m2, com sistema de Capoto ou ETICS, que é um método de isolamento e proteção dos edifícios para o exterior, fixando placas de poliestireno expandido nas fachadas exteriores, constituindo um método que promove o tratamento das pontes térmicas, assim como, o tratamento térmico das paredes, terminando com a pintura integral.

- Substituição de vãos envidraçados numa área de 690,00m2, substituindo os anteriores alumínios, por alumínios com corte térmico e vidro duplo refletor;

- Sistemas de aquecimento de águas quentes sanitárias com energias renováveis, através da colocação de painéis solares térmicos na cobertura, incluindo a ajuda de um Kit termostático solar para esquentador/caldeira, por apartamento, que permite desviar a água proveniente dos painéis para o esquentador/caldeira, quando os coletores solares não forem suficientes;

- Iluminação eficiente nas zonas comuns, com a substituição de todas as lâmpadas tradicionais por Leds, assim como, toda aparelhagem elétrica e das campainhas.

Complementando todas estas medidas relacionadas com a eficiência energética, foram executados diversos trabalhos de reparação nas zonas comuns como sejam a pintura de corrimões e caixas do correio, renovação de quadros elétricos e iluminação, assim como substituição das redes de água potável de alguns fogos e das descargas de águas pluviais. Nos blocos 5,7,9 e 11 também foi necessário a colocação de novos estendais.

Estes trabalhos complementares foram executados por administração direta com exceção dos estendais que foram objeto duma adenda contratual á empreitada.