MADEIRA Meteorologia

Miguel Albuquerque visita obra de construção do túnel do Pedregal

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
10 Setembro 2023
14:54

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita amanhã, pelas 16 horas, a obra de construção do túnel do Pedregal. A concentração para a iniciativa terá lugar junto ao emboquilhamento do Pedregal, no Campanário.

Trata-se de um investimento de 20 milhões de euros, financiado pelo PRODERAM 2020 e Contrato-Programa com o Governo Regional (5,5 M€ s/IVA).

A obra de execução do Túnel do Pedregal, constituída por um túnel hidráulico entre a Ameixieira e o Pedregal com 5.400 metros, permitirá:

1) Desativar o troço degradado de canal, entre Ameixeira e a Ribeira da Varanda, com grandes perdas de água e inseguro para os trabalhadores que operam neste importante canal de rega.

2) Aumentar o fornecimento de água para regadio agrícola no Canal do Norte, nos concelhos da Ribeira Brava e de Câmara de Lobos, através do acréscimo de 70 l/s de água no verão (no verão passam cerca 250 l/s no Canal do Norte). Vai beneficiar mais de 9000 explorações agrícolas numa área de cerca de 800 ha.

3) Criar uma importante reserva de água de 70.000 m3, para disponibilizar aos agricultores no período de Verão, que contribuirá também para uma melhor adaptação da RAM às alterações climáticas em termos de recursos hídricos.

Refira-se ainda que, no âmbito da obra de construção do Túnel do Pedregal, procedeu-se à reconstrução e melhoria do Parque de Merendas do Pedregal, situado junto ao emboquilhamento do túnel, tendo em vista devolver à população um espaço de lazer melhorado, dotado de mesas e bancos para merendas e uma zona de fogareiro, que possibilitará momentos de convívio aos habitantes locais e visitantes da freguesia do Campanário.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas