MADEIRA Meteorologia

Governo Regional presta homenagem ao professor João Apolinário

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
10 Julho 2023
12:26

A secretaria regional de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com As Mentes Empreendedoras, promoveu, esta manhã, uma cerimónia de homenagem ao professor João Apolinário, um dos 10 finalistas do Global Teacher Prize Portugal.

O professor de Educação Física, que exerce funções na Escola da APEL e que implementou nas suas aulas metodologias ativas, recebeu o reconhecimento do seu trabalho, numa formalidade que contou com a presença de vários alunos e familiares, no Salão Nobre do Governo Regional.

João Apolinário falou num tom emocionado e agradeceu a presença de todos, onde destacou os laços de relação que tem criado ao longo dos seus anos de ensino.

"Quando convidei muitos de vós não foi porque queria que me vissem aqui, mas porque precisava de vos ver aí. Muito do processo teve a vossa presença."

A sua distinção surge, essencialmente, pela utilização de práticas pedagógicas que privilegiam o contacto com o meio natural, através de atividades radicais, por exemplo.

"Este tipo de práticas talvez seja uma necessidade para equilibrar a progressão tecnológica que estamos a sentir", disse.

Nesse sentido, Afonso Mendonça Reis, fundador de As Mentes Empreendedoras e presidente executivo do júri do Global Teacher Prize, elogiou o trabalho do homenageado.

"O professor, de facto, tem uma prática muito interessante. Aproveita muito bem o contexto onde vive, a natureza, para tornar a experiência de aprendizagem dos alunos muitíssimo mais rica, se calhar até mais do que seria possível no Continente."

Jorge Carvalho, secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, também presente na ocasião, enalteceu a distinção e o trabalho feito pelo professor madeirense.

"É para nós um orgulho. É um orgulho a Região ter os seus recursos humanos reconhecidos. E é a demonstração, também, da qualidade dos professores que exercem no sistema regional" disse, acrescentando "que é a prova da capacidade que tem sido instalada nas nossas escolas, nomeadamente na autonomia dos professores para inovar e criar novas metodologias de ensino. É possível motivar, ensinar e aprender de formas diferentes."

Mónica Rodrigues

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas