MADEIRA Meteorologia

Miguel Albuquerque na Feira das Sopas do Campo

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
16 Junho 2023
14:54

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita amanhã, pelas 17 horas, na Boaventura, a Feira das Sopas do Campo~.

O evento, que começou no ano de 2003, indo já na sua XIX edição, é uma organização da Casa do Povo de Boaventura.

Este ano decorre nos dias 17 e 18 de junho de 2023: no sábado das 13h00 às 02h00 do dia 18 de junho; no domingo, das 12h00m às 21h00.

Estarão presentes instituições e/ou associações de cariz social e cultural, para explorar uma barraca para venda de sopas, caraterística da sua área de intervenção.

São 13 barracas com pelo menos 13 sopas diferentes.

Na edição deste ano estarão presentes no certame a sopa de peixe, a sopa da pedra, a sopa de maçaroca, o caldo da romaria à moda do Caniço, a sopa de legumes, a sopa de agrião, a sopa de abóbora amarela com couve, a sopa de trigo, a canja de galinha caseira, a sopa de castanha, a sopa antiga de massa e carne da salmoura, o caldo verde, a sopa de cevadinha e a sopa de tripas.

Com a venda das sopas e seus derivados, cada associação obtém uma receita que irá reverter para o desenvolvimento de atividades dessas mesmas entidades.

À semelhança das edições do ano anterior haverá artesanato local com artesanato em miolo de pão, em borracha EVA, com material reciclado, com barro, com crochet e com bordado madeira, entre outros. Haverá ainda um produtor local com produtos agrícolas para venda.

O evento pretende valorizar o património cultural e gastronómico enraizado nas gentes de Boaventura, através da gastronomia utilizada nos afazeres do dia-a-dia deste povo, quer nos seus lares, quer mesmo na agricultura, outrora fonte de rendimentos das famílias.

Pretende ainda incutir nas camadas mais jovens o gosto pela sopa, perpetuando assim uma vivência intergeracional através da prática diária da sua confeção, promovendo uma alimentação saudável e garantindo que se perpetuam estas tradições e costumes gastronómicos ao longo do tempo e nas gerações futuras.

O evento conta com um diversificado leque de animação ao longo dos dois dias, estando presentes diversos grupos culturais das diversas Casas do Povo da Região, grupos folclóricos, grupos musicais diversos, entre outros.

Durante a realização do evento, haverá duas apresentações de show cooking: sábado, 17 de junho, será confecionada uma sopa de cozido, por Cristina Pestana da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural; domingo, 18 de junho, será confecionada uma sopa sem desperdícios pelo Chef Carlos Azevedo.

Com o evento decorre a Rota das Sopas, que este ano já vai para a quarta edição, numa organização da Retoiça - Associação Cultural, Desportiva e Recreativa.

Todo o evento é cofinanciado pela ADRAMA, através do programa LEADER - PRODERAM 2020

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas