50 jovens discutem sobre como tornar a Madeira num sítio melhor para viver

Tânia R. Nascimento

Cerca de 50 jovens reuniram-se, esta manhã, no Centro de Juventude do Funchal, com vista a traçar um plano de ação para tornar a Madeira numa região de referência em termos de qualidade de vida para tantos outros jovens.

Esta primeira reunião do Conselho de Juventude da Madeira, o órgão de consulta da Secretaria Regional de Educação, sentou os jovens na mesma sala que os decisores políticos para discutir o projeto 'Madeira Jovem - Linhas de Ação para a Juventude', apresentado publicamente em maio de 2017.

“É um projeto que procura criar boas condições para a fixação dos jovens na Região e, acima de tudo, criar condições de trabalho em rede”, disse o responsável pela tutela da Educação, lembrando que o projeto é coordenado pela rede internacional Developing Youth Participation at Local Level (DYPALL).

Jorge Carvalho adiantou que, consoante as estratégias e metodologias encontradas, a iniciativa poderá mesmo criar empregos.

“Não é um objetivo primeiro (…) mas sabemos que poderá, também, responder por essa via. Quando falamos em encontrar pressupostos que levem à fixação dos jovens, obviamente que tem que estar, também, subjacente o emprego, porque não há fixação sem empregabilidade”, disse, acrescentando que também as tecnologias podem contribuir para segurar os jovens na Região.

Confiante, o governante disse ainda que, em 2018, “estaremos em condições de termos encontrado linhas estratégicas” para, precisamente, “podermos dar outros horizontes” aos jovens.

O 'Madeira Jovem – Linhas de Ação para a Juventude' conta com o financiamento da Comissão Europeia, através do Programa Erasmus + Juventude em Ação, no valor total de 47.380 euros.

Neste primeiro encontro, participaram 33 entidades representativas dos diversos quadrantes regionais, desde estabelecimentos de ensino a associações.

As principais atividades deste projeto decorrem durante este mês de novembro e incluem, ainda, consultas alargadas aos jovens e entidades parceiras em vários concelhos da Madeira, bem como ações de sensibilização sobre o Programa Erasmus+ Juventude em Ação.

Esta iniciativa culmina com a realização de uma conferência nacional sobre o papel das políticas da juventude no desenvolvimento das regiões, em outubro do próximo ano, com a apresentação das Linhas de Ação para a Juventude da Madeira e Porto Santo.