Centenas de inscritos para a 'LIX Volta à Cidade do Funchal'

Cláudia Ornelas

Está oficialmente apresentada a 'LIX Volta à Cidade do Funchal'. O evento decorre no próximo dia 28 de dezembro e o início das atividades está marcado para as 17h30. A mais de um mês da realização, a prova já conta com cerca de 350 inscritos.

Quem o diz é o presidente da Associação de Atletismo da Madeira (AARAM). Policarpo Gouveia informou que, no ano transato, esta iniciativa reuniu 3.342 atletas. Na apresentação do evento, o presidente acrescentou que, atletas oriundos de 11 países, vão participar nesta prova, entre estes campeões no panorama nacional e internacional.

Para já, o único nome avançado foi o do atleta madeirense do Sporting, Alberto Paulo, natural da Calheta. Os restantes nomes serão confirmados no dia 22 de dezembro.

A prova está marcada para as 20 horas e terá o percurso habitual, com uma extensão de 5,850 metros.

O percurso será o seguinte: Partida na Avenida Sá Carneiro, em frente à Discoteca Vespas; segue para os Jardins Almirante Reis, Rua D. Carlos I; Rua Brigadeiro Oudinot, Rua João de Deus, Rua do Bom Jesus, Largo do Colégio, Rua Câmara Pestana, Avenida Zarco, Avenida Arriaga (lado Norte), Rotunda do Infante, Avenida Arriaga (lado Norte); Rua do Aljube; Rua Dr. Fernão de Ornela; Rua do Anadia; Avenida do Mar (lado Norte), Praça do Mar; Rotunda do Porto; contando a meta no mesmo local de partida.

As inscrições poderão ser feitas 'online' até o dia 17 de dezembro, na sede da AARAM, até o dia 19 de dezembro e no secretariado da prova, no Hotel Porto Santo Maria, entre os dias 21 e 24 de dezembro, bem como no dia 27 de dezembro.

Para a 'Volta à Cidade', serão praticados os seguintes valores: até o dia 30 de novembro a inscrição terá o custo de 7,50 euros; entre o dia 1 e 20 de dezembro terá o custo de 10 euros. Estes valores incluem o kit de participação (t-shirt, medalha e seguro). Quem desejar poderá adquirir também o 'pacote VIP', que inclui partida na primeira fila e entrega do kit de participação no domicílio.

As restantes provas terão valores diferenciados, conforme o escalão: Benjamins A - 3 euros; Benjamins, Infantis e Iniciados – 5 euros; Caminhada – 3 euros.

Esta é uma das provas mais antigas, de Portugal e da Europa. Salientou Vítor Calado, diretor Comercial do principal patrocinador, o banco 'Santander Totta'. A instituição associa o nome à iniciativa. "Este evento marca a liderança na Região em termos de organização. Fruto desse simbolismo, o 'Santander Totta' também quer marcar liderança apoio ao Desporto”, afirmou o diretor.

O Governo Regional patrocina também o evento. Na ocasião, esteve representado pelo diretor regional de Juventude e Desporto. David Gomes reconheceu o trabalho da associação na projeção do desporto regional. Em representação da Câmara Municipal do Funchal, outro dos patrocinadores, esteve o vereador João Pedro Vieira. Com o pelouro do Desporto, agradeceu a organização por trazer dinamismo à cidade do Funchal.