Rui Barreto pede aos jovens que não temam a transformação digital que está em curso
O secretário regional de Economia, Rui Barreto, disse esta manhã, no Cultural e de Congressos do Porto Santo, na cerimónia de entrega dos prémios no âmbito do ‘rs4e – road show for entrepreneurship’, que a juventude não deve temer a transformação digital que está em curso.
“Estamos a viver uma verdadeira transformação, mas não tenham receio dela”, incitou o governante, o qual lembrou que da mesma forma que ocorreu a revolução industrial, que levou a alguns ajustamentos, também a atual sociedade do conhecimento constitui um grande potencial de oportunidades.
Barreto enalteceu ainda o facto de as gerações atuais serem das “mais bem preparadas de sempre, mais qualificada, com maior formação, em que 87% a concluir o ensino secundário e, destes, 92% a ingressarem no ensino superior”.
Para o titular da pasta da Economia, o projeto, que tem vindo a ser desenvolvido pela Startup Madeira desde 2005, é muito importante no sentido que desafia os jovens a fazerem aquilo que “realmente os apaixona”.
Quanto ao futuro, Rui Barreto não tem dúvidas de que os jovens de hoje irão, com toda a certeza, “construir uma sociedade melhor, vão aportar valor às vossas organizações, não têm de todos de construir a sua própria empresa, porque podemos ser empreendedores a trabalhar numa organização, numa empresa”.
Segundo o governante, nesta edição foram elaborados projetos inovadores, “projetos de sustentabilidade, projetos para a energia, para o transporte de passageiros, empresas tecnológicas, empresas nas comunicações”.
A finalizar, o governante lembrou ainda que num estudo recente da União Europeia, envolvendo 234 regiões europeias, num período entre 2016 e 2022, a Madeira foi a terceira região que mais progrediu e convergiu com a média da União Europeia, distinguindo-se, entre os 68 parâmetros, em questões como a prontidão tecnológica, a sofisticação de negócios e a capacidade de empreender ideias novas.
Note-se que nos dias 25 e 26 de maio, cerca de 100 alunos e 17 professores de várias escolas da Madeira e Porto Santo, estiveram na ilha dourada para disputar a final do concurso do rs4e – road show for entrepreneurship. Neste programa desenvolvido pelo Governo Regional, através da Startup Madeira, não faltaram ideias criativas, equipas motivadas e prémios para os vencedores.
Este foi o culminar da intervenção da 15ª edição do rs4e nas escolas do ensino secundário e profissional. No total estiveram a concurso 334 ideias de negócio apresentadas pelos alunos das 96 turmas envolvidas neste ano letivo. Turismo, sustentabilidade, saúde, tecnologia, educação, transportes e atividades culturais foram algumas das áreas de negócios escolhidas pelos participantes.
Para esta fase final foram selecionadas 26 equipas (18 do ensino secundário + 8 do ensino profissional), que partilharam o palco do Centro de Congressos do Porto Santo. A equipa classificada em primeiro lugar participará num programa de intercâmbio de opinião e experiências em empreendedorismo, a acontecer no final do mês de agosto. Os segundos e terceiros classificados receberam prémios monetários oferecidos pelo Santander e SDM, respetivamente. Cada equipa, teve 5 minutos para apresentar e defender a sua ideia, perante os jurados e colegas de outras escolas. Além das apresentações, os alunos participaram em várias atividades de grupo, sempre relacionadas com o empreendedorismo e com a inovação.
Conheça a lista de vencedores:
Ensino Secundário:
1º classificado:
Estrelícia - Marca de produtos dermatológicos, na área da estética, feitos a partir de matéria prima de origem regional.
Escola Secundária Jaime Moniz
2º classificado:
Buzzy Bug - Barras energéticas com fonte de proteína alternativa à base de insetos.
Escola Secundária Francisco Franco
3º classificado:
Respira um Becos - Aplicação de mindfullness, com foco no controlo da ansiedade.
Escola Secundária Francisco Franco
Ensino Profissional:
1º classificado:
Signity – Tradutor de linguagem gestual
Instituto Profissional de Transportes e Logística
2º classificado:
Building Art - Empresa dedicada ao backstaging.
Conservatório - Escola das Artes Engº Luíz Peter Clode
3º classificado:
Caravana by Night - Serviço de aluguer de caravanas para escapadelas festivas
Instituto Profissional de Transportes e Logística