MADEIRA Meteorologia

Escoteiros de Santa Luzia realizam atividade até às origens do movimento escotista

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
01 Abril 2023
17:08

OriGens é atividade que neste momento estão a realizar os Caminheiros do Grupo 101 - Santa Luzia dos Escoteiros de Portugal.

Uma atividade que os leva às "OriGens" do Movimento Escotista, a Ilha de Brownsea, na costa sul de Inglaterra, onde Baden-Powell realizou, com vinte rapazes, entre 1 e 9 de agosto de 1907, aquele que se convencionou como o primeiro acampamento escotista de sempre.

Um acampamento experimental que deu origem ao "Escotismo para Rapazes", um dos livros mais vendidos e mais traduzidos em todo o mundo e que, esse sim, foi a génese do Movimento.

Uma atividade que faz todo o sentido para quem faz do Escotismo uma forma de vida e que levou mais de um ano a preparar. Primeiro com os contactos, seguidamente a programação, as angariações de fundos, etc..., e que contou com parceiros importantes como a Junta de Freguesia de Santa Luzia e a Direção Regional de Juventude.

O momento mais marcante, sem sombra de dúvida, o da foto, junto da pedra comemorativa do Primeiro Acampamento, no local onde se realizou.

Para além da Ilha de Brownsea, os jovens vão passar pelo Parque de Gilwell, em Londres, o primeiro parque inteiramente dedicado ao Escotismo e à formação dos seus dirigentes com cerca de 44 hectares, fundado em 1919, ainda pela arena Olympia, onde se realizou o primeiro Jamboree Mundial (encontro de escoteiros de todo o mundo), em agosto de 1920 no qual Baden-Powell foi aclamado Escoteiro Chefe Mundial.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas