MADEIRA Meteorologia

Madeira regista cerca de 800 casos de AVC por ano

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
28 Março 2023
15:37

Com a celebração do Dia Nacional do Doente com Acidente Vascular Cerebral à porta, dado que se celebra a 31 de março, a Direção Regional de Saúde deixa à população madeirense algumas recomendações para uma vida mais saudável.

De facto, de acordo com a DRS, há o registo de 800 casos de AVC, por ano, na Madeira, sendo esta doença uma das mais importantes causas de incapacidade e de mortalidade na nossa região.

"As consequências de um AVC não se extinguem, na altura da sua ocorrência, com as alterações na força, na sensibilidade e na linguagem. Num terço dos doentes, ocorre ainda um agravamento neurológico e cognitivo progressivo, levando muitas vezes a quadros de demência", alerta esta entidade.

Por isso mesmo, A DRS apela à tomada de consciência de que o AVC é um evento de saúde, em larga medida, evitável, deixando, por isso, as seguintes recomendações:

1. Manter uma alimentação equilibrada e variada, com restrição do sal e de gorduras, com alimentos ricos em fibras como os produtos hortofrutícolas;

2. Parar de fumar e evitar os ambientes onde se fuma (ser fumador passivo não ajuda a saúde);

3. Contrariar o sedentarismo e fazer atividade física ou exercício regularmente;

4. Controlar o peso corporal, evitando o excesso de peso;

5. Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;

6. Vigiar regularmente a tensão arterial. Manter o controlo efetivo da tensão arterial, a tensão sistólica (máxima), deve ser <140 mmHg e a tensão diastólica (mínima) <90 mmHg, pois estes valores estão associados a menor risco de AVC e de outros eventos cardiovasculares;

7. Conhecer e manter um perfil lipídico (ex. níveis de colesterol) favorável;

8. Conhecer os seus valores de glicemia (açúcar no sangue). Se for diabético, manter valores de glicemia controlados e continuar o tratamento que lhe foi indicado.

Relativamente à ação perante os sinais de AVC, a DRA lembra que "tempo é cérebro".

Entre os sintomas mais frequentes do AVC identifica-se um conjunto de manifestações conhecido pelos "5 F’s". São eles: a Face descaída, a diminuição da Força num braço (acompanhada ou não de diminuição de força na perna); a dificuldade na Fala, a Falta súbita ou alteração de visão e a Forte dor de cabeça.

"É importante valorizar os primeiros sinais de AVC. Quanto mais precoce o tratamento maior é a possibilidade de sucesso", avisa.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas