MADEIRA Meteorologia

IL considera que baixa do IVA é "bem pouco" e "já vem tarde"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
28 Março 2023
15:06

A Iniciativa Liberal Madeira considerou, hoje que a baixa do IVA nos 44 produtos considerados essenciais, anunciada ontem pelo executivo nacional, "é mesmo bem pouco" e "já vem tarde", mas que ainda assim "é melhor do que nada".

No entanto, recorda que fornecedores de matéria-prima, produtores, os transportadores da produção e os comerciantes, sejam eles de grande ou pequena distribuição, "pagam IRS, IRC, IVA, IMI, portagens, impostos sobre os combustíveis, Segurança social, sobretaxas, taxas de água, eletricidade e mais o que houver".

É neste sentido que o partido acusa o Estado de ser "o parceiro cego surdo e mudo que ganhou em todas as etapas do processo" e a "sanguessuga que só acrescenta euros ao custo do produto final", que só "fim de imenso tempo" é que tomou medidas.

"A encher os cofres de toda a forma e feitio, prescindir de uma pequeníssima parte do que normalmente rouba no processo — 5% sobre o preço final de 44 produtos —, uma percentagem mínima dos bens que estão no mercado, uma percentagem ínfima do que ganha, em toda a cadeia, com a produção desses mesmos produtos e de todos os restantes é uma pura manobra de propaganda", considerou a IL.

Já se referindo à Madeira, aponta que o presidente do governo regional já disse que ia aplicar o mesmo, mas que, na verdade, "sempre se recusou a baixar o IVA, porque isso não ia resolver nada e não chegava ao consumidor final".

"Então e a treta dos restaurantes que tanto usou como exemplo? Entretanto, o Governo Regional acabou com a neutralidade do ISP, poupando assim cerca de 9 milhões de euros. Quando o aumento de 1% para a Função Pública vai custar — cálculos governamentais — 10 milhões, não é preciso ser muito esperto para perceber quem vai pagar o quê...", rematou.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas