MADEIRA Meteorologia

CMF participa num ‘Study Tour’ aos municípios bascos de Hernani e da Comunidade Intermunicipal de Sasieta

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
20 Março 2023
11:46

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) foi convidada a participar nos dias 22, 23 e 24 de março num ‘Study Tour0 promovido pela Associação Sistema Terrestre Sustentável ZERO que irá decorrer nos Municípios de Hernani e da Comunidade Intermunicipal de Sasieta.

O intuitivo da iniciativa é dar a conhecer exemplos que podem ser replicáveis na realidade portuguesa - Um Município recém-certificado ‘Zero Resíduos’ e uma comunidade com vários municípios candidatos.

"Dada a importância do Departamento de Ambiente no quotidiano dos munícipes do Funchal (Remoção Resíduos e Limpeza Urbana), bem como pela necessidade de aquisição de informação sobre novos métodos e estratégias de sucesso na recolha e transformação de resíduos urbanos, a CMF vai estar representada, neste Study Tour, pela vereadora do Ambiente, Nádia Coelho e pelo Diretor do Departamento de Ambiente, Nelson Bettencourt", refere a autarquia, num comunicado enviado à redação.

Este ‘Study Tour’ pretende ainda partilhar com os técnicos, dirigentes e decisores dos municípios portugueses as várias soluções - ainda que com desempenhos diferentes, mas enquadráveis no conceito Zero Resíduos - que foram implementadas em alguns municípios do País Basco.

A ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável é a organização que, desde junho de 2017, está encarregue da promoção do conceito em Portugal e de criar as condições para a operacionalização de uma rede de comunidades locais que implementam estratégias ‘Zero Resíduos’.

O conceito ‘Zero Resíduos’ é definido pela ZWIA -Zero Waste International Alliance - como "uma meta que é ética, económica, progressiva, eficiente e visionária, para orientar os cidadãos e as instituições na alteração dos seus estilos de vida e práticas quotidianas, numa sociedade que, para ser sustentável, tem que se reintegrar nos ciclos naturais, onde os resíduos devem ver pensados como recursos", sustenta a CMF.

Bruna Nóbrega

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas