MADEIRA Meteorologia

Roubos e agressões preocupam estudantes da Universidade da Madeira

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
17 Março 2023
9:46

Tem aumentado a insegurança nas imediações da Universidade da Madeira, com roubos e agressões relatados pela comunidade educativa.

Segundo o jornal da Académica da Madeira, Et.Al, "São vários os episódios relatados pela comunidade académica nos últimos meses, num crescente sentimento de insegurança que motivou as autoridades universitárias a solicitar, ainda no verão de 2022, um reforço do policiamento que, pelos incidentes relatados, parece não ter surgido efeito desejado. Nem o interior do edifício escapou".

Esta fonte refere que o próprio reitor da Universidade da Madeira reconheceu "ter aumentado a insegurança nas imediações" do Campus Universitário da Penteada, no Colégio dos Jesuítas do Funchal e na residência universitária. As declarações são de uma comunicação remetida ao Comandante Regional da Polícia de Segurança Pública, em junho de 2022, relatando vários episódios de violência, de agressão, de vandalismo e de assaltos. Em fevereiro, depois de novos episódios, a reitoria referiu que tem "articulado com as autoridades locais um reforço da supervisão das áreas em torno desta infraestrutura de ensino superior".

É também escrito pelo jornal da Académica que "numa situação de medo e insegurança, que parece não ter precedentes nos últimos anos, a comunidade universitária relatou vários incidentes num clima que é classificado, por estudantes entrevistados pela ET AL., como uma escalada de violência num espaço que esperam ser de segurança. Segundo a Polícia de Segurança Pública (PSP), as ações de patrulhamento e investigação criminal da Divisão Policial do Funchal tem conseguido "recuperar materiais furtados e identificar os presumíveis autores dos crimes".

Os crimes têm ocorrido também no interior do Campus Universitário. Segundo a reitoria, "têm sido adotados e implementados procedimentos e equipamentos adicionais para majorar a segurança das infraestruturas da UMa, atendendo que a intervenção da UMa no espaço exterior se encontra manifestamente limitada". A PSP afirmou ter realizado a "detenção em flagrante delito de 2 autores de um crime de furto no interior" do edifício do Campus Universitário da Penteada.

Segundo a mesma fonte, há relatos, comunicados pela UMa às autoridades policiais no verão passado, de "alunas molestadas por pessoas sem-abrigo", de "vandalismo em viaturas" abandonadas nas áreas circundantes da UMa, "pernoita habitual de pessoas sem-abrigo", "ações de grafitar" as paredes do edifício, "utilização de algumas áreas" do campus para festejos particulares noturnos sem licenciamento e os conhecidos assaltos no Bar dos Alunos, ocorridos no ano passado".

A PSP indica "a detenção em flagrante delito de 2 autores de um crime de furto no interior da Universidade da Madeira"

Paula Abreu

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas