MADEIRA Meteorologia

Comunidade educativa deve "estar alerta" para desafios e perigos da internet

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
10 Março 2023
12:08

O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia enalteceu a importância e mais valias das ferramentas digitais no ensino, destacando também para a premência das questões de segurança no uso dos diversos dispositivos com ligação à internet.

Hoje, na sessão de abertura do VI Encontro Regional SeguraNet: "Dependências online - a outra face da tecnologia", na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, Jorge Carvalho defendeu que a comunidade educativa tem de estar "alerta para os desafios que a utilização massiva das novas tecnologias nos colocam. Esse alerta só é possível se tivermos também conhecimento das potencialidades, mas também dos riscos que a utilização das mesmas acarreta".

Na sua intervenção, o governante enfatizou ainda o principal objetivo da celebração do Dia da Internet Segura, iniciativa europeia que visa sensibilizar as escolas e a comunidade educativa para as questões da Cibersegurança e promover "uma utilização crítica, responsável e segura da Internet, dos dispositivos móveis e dos ambientes virtuais, nas dimensões social, escolar e familiar, reforçando o papel da escola e das famílias neste importante processo".

Jorge Carvalho entende que, nos dias atuais, com os diferentes perigos que o mundo virtual também comporta, é necessário "incentivar a reflexão sobre as oportunidades e desafios da segurança no mundo digital e valorizar o uso seguro das redes, dos sistemas de informação e dos dispositivos digitais".

Nesse âmbito, afiançou que a Região tem procurado "capacitar para o uso seguro da Internet, dos dispositivos móveis e dos ambientes virtuais e promover boas práticas de cibersegurança nas comunidades educativas".

Paula Abreu

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas