MADEIRA Meteorologia

Arquivo e Biblioteca da Madeira é palco para o Vinculum Project Day

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
04 Março 2023
12:57

Evento insere-se no protocolo estabelecido em 2022 entre a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira e a Universidade Nova de Lisboa.

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM) recebe o 'Vinculum Project Day' no próximo dia 6 de março, segunda-feira. A iniciativa inserida no projeto VINCULUM, sediado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) e financiado pelo European Research Council tem entrada livre. Ao longo do dia serão abordados os vínculos da Madeira, com apresentações científicas, uma visita à Direção de Serviços de Conservação e Restauro da DRABM e uma sessão final na igreja paroquial de Machico.

A sessão de abertura está agendada para as 10 horas, no auditório do Arquivo e Biblioteca da Madeira, e contará com a presença de Nuno Mota, Diretor Regional da DRABM e de Maria de Lurdes Rosa (Projeto VINCULUM). Seguem-se várias comunicações que culminarão, pelas 11h30, com uma visita orientada à Direção de Serviços de Conservação e Restauro da DRABM. Recorde-se que esta visita está aberta a todos os interessados, mediante inscrição junto do serviço educativo da DRABM em seec.abm.srtc@madeira.gov.pt

Durante a tarde, as comunicações decorrem no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico Alberto Vieira, a partir das 15 horas.

Para finalizar o "Vinculum Project Day" será apresentado, às 19 horas, na Igreja Paroquial de Machico, o livro das capelas após o restauro, com intervenções de D. Nuno Brás, bispo do Funchal, do cónego Manuel Ramos, pároco de Machico, e Maria de Lurdes Rosa (Projeto VINCULUM).

Depois de Loulé, o segundo "Vinculum Project Day" é organizado em colaboração com a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, no âmbito da parceria/protocolo entre a SRTC/DRABM e o projeto VINCULUM.

O projeto tem como objetivo conceptualizar e explicar o fenómeno vincular nas sociedades medievais e modernas da Europa do Sul. A comunicação à comunidade do trabalho científico é muito importante para o projeto, e realiza-se através da iniciativa "Dias do projeto Vinculum / Vinculum Project Days", momentos de debate e troca de ideias com todos os interessados.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas