MADEIRA Meteorologia

45 alunos do Conservatório receberam tablets com manuais digitais

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
09 Fevereiro 2023
15:34

Um total de 45 alunos do 1.º ano dos Cursos Profissionais do Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, receberam hoje tablets com manuais digitais.

Na sessão de entrega, realizada na manhã desta quinta-feira, no Salão Nobre do Conservatório, o secretário regional de Educação relevou o facto de os tablets permitirem a exploração de um conjunto de competências digitais aplicadas às áreas artísticas, como de resto pode ser aferido pelo facto da atribuição ter contemplado alunos dos cursos de Instrumentista, Instrumentista de Jazz, Intérprete de Dança Contemporânea e Artes do Espetáculo - Interpretação e Animação 2D/3D.

!Esta é uma aposta que fazemos na qualidade do ensino ministrado na região. Não temos dúvidas que, com este tipo de ferramenta, melhoramos de forma significativa o serviço que prestamos aos nossos alunos e à comunidade. As nossas escolas, também por esta via, ficam muito mais capacitadas para cumprir a sua missão. Por um lado, relativizamos papéis, canetas e tintas; por outro lado, potenciamos o acesso a um conjunto de informação que passa a estar disponível em qualquer momento e em qualquer lugar. Em suma, melhoramos as condições de aprendizagem", sublinhou Jorge Carvalho, dirigindo palavras de incentivo aos alunos presentes.

"Os vossos desempenhos profissionais acontecerão com muito suporte tecnológico e digital, por isso, quanto mais cedo estiverem preparados para esse desafio, mais sucesso atingirão com certeza", concretizou.

Para já, estes equipamentos eletrónicos suportarão os manuais digitais das disciplinas da componente de formação sociocultural (Português, Língua Estrangeira, Tecnologias da Informação e Comunicação, entre outras) e aplicações da componente de formação técnica, mais direcionadas para a área artística de cada um dos cursos que fazem parte da oferta formativa do Conservatório (música, teatro, dança, multimédia e animação).

Esta nova etapa irá originar uma alteração profunda no modo de funcionamento da sala aula, através da introdução de novas metodologias de trabalho que permitam simultaneamente a flexibilidade curricular, o princípio da educação inclusiva e a diferenciação pedagógica. A partir deste ano letivo, a utilização de manuais digitais será uma prática comum para todos os alunos que iniciarem um Curso Profissional no Conservatório.

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas