MADEIRA Meteorologia

PCP reivindica o fim dos vínculos precários e dos falsos recibos verdes existentes na RTP-Madeira

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
09 Fevereiro 2023
12:40

O deputado do PCP, Ricardo Lume, esteve hoje junto às instalações da RTP-Madeira para reivindicar o fim dos vínculos precários e dos falsos recibos verdes, assim como para defender a valorização da carreira dos profissionais da televisão e da rádio pública.

No local, o parlamentar considerou ser "inaceitável que empresas públicas, como é o caso da RTP e em particular a RTP-Madeira, sejam promotoras da precariedade laboral, através de vínculos precários diretos para o desempenho de necessidades permanentes, ou pela subcontratação de trabalhadores através de empresas de prestação de serviços, para garantir o normal funcionamento da empresa".

"Na RTP-Madeira, porque o Governo do PS na República não cumpriu com a legislação aprovada em tudo quanto o obrigava à vinculação de trabalhadores precários nos quadros de pessoal da RTP, existem muitos trabalhadores em situação de precariedade laboral. Segundo dados das associações representativas dos trabalhadores na RTP-Madeira existem cerca de 30 trabalhadores em situação de precariedade laboral ou falsos recibos verdes", acusou Ricardo Lume.

Segundo o PCP, todos estes trabalhadores desempenham funções essenciais ao normal funcionamento da RTP-Madeira, os equipamentos e instrumentos de trabalho utilizados pertencem a este canal, bem como o horário de trabalho é determinado por esta empresa. Além do mais os trabalhadores respondem diretamente às chefias da RTP-Madeira e alguns destes trabalhadores passam recibos verdes a empresas externas, quando na verdade os funcionários prestam funções em exclusividade para a RTP-Madeira.

"A não integração destes trabalhadores nos quadros da RTP configura um cato da mais elementar injustiça, contrariando a dita intenção do Estado em reduzir o trabalho precário na administração pública e nas empresas públicas", defendeu o deputado.

O PCP advogou, assim, que para cada necessidade de trabalho permanente deve de existir um vínculo laboral efetivo.

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas