MADEIRA Meteorologia

JPP acusa PS de estar contra redução da fatura da eletricidade dos madeirenses

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
03 Fevereiro 2023
19:47

Numa nota enviada à redação o JPP relembra que foi hoje discutida e votada, na Assembleia da República, a proposta do JPP para repor à taxa reduzida do IVA, a eletricidade, o gás natural, butano e propano, assim como a internet, ferramenta indispensável no âmbito profissional e escolar de milhares de famílias portuguesas.

Ora, diz o partido, "infelizmente, e mais uma vez, a proposta foi chumbada, desta vez pelo Partido Socialista que bloqueou assim a redução mensal da fatura energética para todos os portugueses, num momento crítico para milhares de famílias e empresas. Contrariamente ao que foi defendido pelo PS-Madeira, que na Assembleia Legislativa Regional concordou e viabilizou esta medida, o PS Nacional votou contra a redução do IVA da energia, um bem essencial necessário a todos os portugueses, e nem os deputados do PS, eleitos pelo circulo Madeira, se "safaram" e defenderam o interesse dos madeirenses e porto-santenses".

O JPP lembra ainda que "já apresentou esta medida anteriormente e que a mesma foi chumbada pelo PS que, sem ter maioria absoluta, votou de "mãos dadas" com o PSD e com o CDS. Quatro anos depois, já com maioria absoluta, assiste-se à mesma encenação do PS e a uma abstenção do PSD que, não podemos esquecer, foi "o pai da criança" e originou toda esta situação, passando, em 2011, para uma tributação de luxo (23%) aquilo que é um bem essencial: a energia e que, como tal, deveria estar a ser tributada a 6%".

Assim sendo, "o JPP não se conforma com a falta de sensibilidade do PS que, ao longo do tempo teve a conivência do próprio PSD, e critica duramente, este chumbo na República".

Refere também que "é uma vergonha que, junto da população da Madeira e do Porto Santo o discurso do Partido Socialista seja o da defesa dos interesses da população e a luta contra a pobreza, contudo, no momento da Verdade, impeçam a diminuição (real) do custo de vida de toda a população".

Carla Sousa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas