MADEIRA Meteorologia

Conferências do Atlântico começam amanhã em Câmara de Lobos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
26 Janeiro 2023
14:00

Irá decorrer, no MIM - Museu de Imprensa da Madeira, nos próximos dois dias, 27 e 28 de janeiro, a primeira edição das Conferências do Atlântico. Uma iniciativa conjunta do Município de Câmara de Lobos e do Instituto de Estudos Políticos Da Universidade Católica Portuguesa, com o alto patrocínio da Presidência do Governo Regional da Madeira.

Câmara de Lobos, tem-se afirmado, no contexto nacional e regional, como um espaço de reflexão em diversas matérias, acolhendo, sobretudo no Museu de Imprensa, eventos de referência, como as Conferências de Democracia e Liberdade, o Seminário da Educação, as Conferências de Segurança e Defesa, o Fórum de Intervenção Social e outros eventos e fóruns dinamizados por entidades terceiras.

As Conferências do Atlântico serão mais um momento de reflexão, com a particularidade de partir de um episódio histórico da nossa Região e de Câmara de Lobos em particular, para uma reflexão de aspetos de importância global assentes nos valores subjacentes à Aliança Luso Britânica, a paz, amizade e cooperação entre povos, no sentido da prossecução do compromisso de liberdade e justiça inerentes à sociedade ocidental.

Aquando da visita de Churchill à Região, em janeiro de 1950, este dedicou vários dias para pintar a pitoresca Baía de Câmara de Lobos. Esta passagem deixou marcas perenes na comunidade, que ainda hoje são notadas e recordadas, sendo disso exemplo a atribuição do nome "Pestana Churchil Bay a uma das mais recentes unidades hoteleiras do concelho e pela atribuição do topónimo "Miradouro Winston Churchill, ao local onde se instalou para pintar, a paisagem piscatória da Baía de Câmara de Lobos.

É precisamente esta singular ligação que serve de ponto de partida às Conferências que, ao celebrarem visita de Sir Winston Churchill à Madeira, pretendem revisitar o significado do seu compromisso com a tradição ocidental e europeia de liberdade sob a lei, sendo também seu propósito revisitar, no sentido de entender melhor, o papel decisivo que Churchill atribuiu à Aliança Atlântica e à tradição marítima de liberdade entre os povos de língua inglesa na defesa do Ocidente.

Ao longo de dois dias os presentes terão oportunidade de refletir sobre o legado de Churchill para a democracia ocidental com intervenções de ilustres especialistas e académicos, que se dedicam ao estudo do multifacetado Estadista, e intervenientes políticos, como o ex-presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

A participação é livre, tendo até ao momento a organização registado cerca de duas centenas de inscrições.

Os interessados podem obter mais informações através do site: www.conferenciasdoatlantico.pt .

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas