MADEIRA Meteorologia

MSC Virtuosa regressa ao Funchal para receber certificado especial

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
19 Janeiro 2023
10:01

O navio-cruzeiro MSC Virtuosa, da MSC Cruzeiros, que se estreou a 6 de maio do ano passado no porto do Funchal regressou hoje, desta feita para receber o certificado especial de Embaixador da Madeira.

A cerimónia conta com a presença do comandante do navio e também de Eduardo Cabrita, diretor geral da MSC Cruzeiros de Portugal.

O paquete, que já atracou outras duas vezes na Madeira, - em maio e junho de 2022 - veio de Casablanca, e permanecerá na Madeira até às 17h00 de hoje, altura em que ruma a Tenerife, deixando para trás uma escala de dez horas aproximadamente.

Pertencente à classe de navios ‘Meraviglia’, este navio, gémeo do MSC Grandiosa e que atinge a velocidade máxima de 22,2 nós, tem 331 metros de comprimento, 65 metros de altura e capacidade máxima para 6.334 passageiros e 1.704 tripulantes. Ou seja, permite a bordo 8.038 pessoas.

Em termos de arqueação bruta, o navio, com bandeira de Malta, pesa 181.541 toneladas.

Construído nos estaleiros de Chantiers de l’Atlantique, o MSC Virtuosa foi entregue à MSC em fevereiro de 2021.

Começou a navegar em maio seguinte, zarpando, na viagem inaugural, de Southampton, a 20 de maio de 2021.

Navio ecológico

O MSC Virtuosa, atualmente, é um dos navios mais ecológicos a navegar em águas nacionais e internacionais, muito por conta das tecnologias mais avançadas que possui e que permitem a redução de 98% das emissões de óxido de enxofre e de 90% das emissões de óxido de nitrogénio.

Shopping flutuante’

Este colosso dos mares, entre as suas principais atrações e características, oferece uma generosa área de lojas e marcas, afirmando-se como um autêntico ‘shopping flutuante’. São, ao todo, 1.168 metros quadrados de áreas de lojas, o que ultrapassa o recorde do MSC Grandiosa.

O MSC Virtuosa apresenta, assim, a maior área de compras no mar presente em qualquer navio de cruzeiro, com 11 lojas e mais de 250 marcas.

Contam-se ainda 10 restaurantes, 21 bares (5 externos e 16 internos), tal como 5 piscinas, cuja área da ‘Atmosphere Pool’ está balizada num total de 1.700 m2.

Acrescente-se, a título de curiosidade, que o navio representa uma homenagem simbólica aos arquitetos da MSC e aos parceiros do estaleiro onde foi construído.

Bruna Nóbrega e Romina Barreto

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas