Madeira soma 59,4 hectares à faixa corta-fogo de proteção do Funchal
O Governo da Madeira vai adquirir, com verbas doadas, 59,4 hectares destinados à faixa corta-fogo de defesa do Funchal, que terá um total de 420 hectares, entre o Terreiro da Luta e o Palheiro Ferreiro.
"O Governo tomou medidas no sentido de evitar e prevenir que o eventual surgimento de fogos, florestais ou urbanos, tenha consequências devastadoras no património e na integridade física da nossa população", disse Miguel Albuquerque, no Funchal, na cerimónia de doação de 557.254 euros pelo Grupo Pestana à Região Autónoma da Madeira, através do Instituto das Florestas e da Conservação da Natureza.
A verba servirá para a aquisição dos 59,4 hectares para a faixa corta-fogo.
Esta é a segunda doação privada para a faixa de gestão de combustíveis (corta-fogo), depois de a Empresa de Eletricidade da Madeira ter já cedido à região 10 hectares de terrenos.
Este projeto do Governo Regional, já em curso ao longo do Caminho dos Pretos, representa um investimento de oito milhões de euros, com incidência na limpeza dos terrenos, na criação de tanques de água e de redes hídrica e de bocas de incêndios, na constituição de aceiros e outras infraestruturas de combate a fogos florestais.
O administrador do Grupo Pestana, Paulo Prada, disse que a doação fazia parte da política de responsabilidade social do maior grupo hoteleiro português.
RELACIONADOS