MADEIRA Meteorologia

Região prossegue valorização do património cultural imobiliário em 2023

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
08 Dezembro 2022
11:17

"O Governo Regional tem vindo a demonstrar, ao longo dos seus mandatos e com as suas preocupações futuras, uma enorme sensibilidade com a conservação e recuperação património cultural imobiliário, visando a sua preservação e salvaguarda".

A constatação foi feita pelo deputado Adolfo Brazão, numa visita do Grupo Parlamentar do PSD às obras de recuperação de parte das muralhas da cidade e da Fortaleza de São Filipe. Um exemplo, segundo afirmou, da valorização que tem sido dada ao património da Região, numa aposta que terá continuidade no próximo ano.
"Essa é uma preocupação e um trabalho transversal de todo o Governo, já que têm sido feitas e se perspetivam, no orçamento para 2023, obras dessa natureza, não só pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura, como também pela Secretaria Regional do Equipamento e Infraestruturas e pela PATRIRAM", disse.
Adolfo Brazão realçou que a Região Autónoma da Madeira é detentora de um considerável património cultural e tem procurado preservá-lo, com a dotação de verbas para a sua recuperação e reabilitação, como tem sido o caso das obras, feitas ou em curso, dos tetos da Sé, do Convento de Santa Clara, do Museu do Romantismo ou do Forte de Santiago, em início de trabalhos.
De igual modo, adiantou o deputado do PSD, no orçamento, que será discutido na próxima semana, "estão inscritas verbas que permitirão a finalização ou continuação daqueles e de outros trabalhos em curso, e estão novamente previstos importantes investimentos nesta área de recuperação e conservação, novamente de uma forma transversal, como sejam a remodelação da Quinta das Cruzes, o Fortim do Faial, a recuperação e restauro da Capela da Nazaré, as obras na Igreja do Colégio, na torre da Sé do Funchal, no coruchéu da Igreja de Santa Luzia, e no Museu Colombo, no Porto Santo".
O deputado enalteceu, por isso, a sensibilidade demonstrada pelo Governo Regional, ao apostar nesta importante área que reflete a vivência e o crescimento da Madeira e do Porto Santo.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas