MADEIRA Meteorologia

Madeira com aviso laranja para chuva forte a partir das 12 horas de domingo

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
03 Dezembro 2022
14:29

A costa sul e as regiões montanhosas da Madeira e Ilha do Porto Santo vão estar sob avisos laranja e amarelo para chuva forte e trovoada entre as 21h00 de hoje e as 00h00 de segunda-feira. Tal como já foi referido pelo JM online, o Serviço Regional de Proteção Civil já lançou um alerta à população enquanto vigorar o aviso laranja.

Para a costa norte está prevista a "precipitação persistente, por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada", segundo avançou em comunicado o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA). Na mesma nota, o IPMA revela que a a agitação marítima será de noroeste com 4 a 5 metros, passando a ondas de oeste a partir da tarde de dia 4 (domingo). Já na costa sul, as ondas de sudoeste com 4 a 5 metros colocam um aviso amarelo entre as 12 horas de amanhã e as 12 horas de segunda-feira.

De acordo com o Serviço Regional de Proteção Civil, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) lançou um aviso laranja "associado a depressão ativa que deverá condicionar o estado do tempo no Arquipélago da Madeira entre o fim da tarde do dia 3 (sábado) e a madrugada do dia 5 (segunda-feira), prevê-se períodos de chuva ou aguaceiros pontualmente fortes e acompanhados de trovoada em especial na costa sul e nas regiões montanhosas da ilha da Madeira". O aviso amarelo para a chuva forte vigora já a partir das 21 horas de hoje e vai até ás 12 horas de amanhã.

O aviso laranja é o segundo mais grave e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. Já o aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.

Paulo Graça

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas