MADEIRA Meteorologia

Bênção das Capas no Liceu Jaime Moniz

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
30 Novembro 2022
16:14

Cumprindo a tradição, os finalistas da Escola Secundária Jaime Moniz vivem hoje um dia memorável com a cerimónia da Bênção das Capas.

Trajados a rigor e tendo por madrinha Maria João Barreto, os finalistas concentraram-se no átrio do Liceu para as fotografias da praxe, não faltando o típico retrato de família para mais tarde recordar.

Após a foto de família, junto ao emblemático edifício da ESJM, seguiu-se o não menos inesquecível e emotivo desfile dos jovens pelas ruas do Funchal até à Sé do Funchal para a imprescindível cerimónia litúrgica da Bênção das Capas. Uma efeméride testemunhada pela população que assistiu ao cortejo dos estudantes entre a ESJM e a Sé.

O Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, presidiu à Eucaristia, um dos momentos altos desta celebração, tendo o Prelado da Diocese apelado à vivência da Fé pelos jovens e famílias, procurando alicerçar a vida estudantil e social nos valores centrais humanos.

Após o ato religioso, outro momento de grande expetativa, o tradicional e concorrido baile com festa e animação pela noite dentro.

Recorde-se que a Escola Secundária Jaime Moniz foi pioneira nesta tradição da Bênção das Capas, sendo o exemplo seguido depois pelos demais estabelecimentos escolares do ensino secundário. Mediante Despacho de 09/12/1889, o Ministério do Reino, através da Direção Geral da Instrução Pública, instituiu o uso facultativo da capa e batina aos estudantes do "Liceu". Desde então anualmente, a Bênção das Capas reveste-se de profundo significado para a instituição, finalistas e famílias. Diga-se ainda que, é uma tradição tipicamente madeirense, que não se verifica no espaço continental.

Daniel Faria

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas