JSD levam queixas a reunião com a AAUMa

A JSD e os Estudantes Social Democratas da Madeira reuniram, esta manhã, com a Associação Académica da Universidade da Madeira.

Em comunicado, diz a ‘jota’ que, “motivados por queixas e opiniões de vários alunos da UMa que à JSD acorreram para explanar os seus anseios, os jovens laranja abordaram questões como a limpeza da universidade, o encerramento do centro de cópias e os apoios sociais”.

Refere ainda que, “enquanto uma das representantes máximas dos alunos do ensino superior desta instituição, a AAUMa foi a principal visada da JSD para poder responder às questões em cima da mesa”.

No que à situação da limpeza diz respeito, afirma o comunicado, que “os estudantes afirmam que a mesma está resolvida, havendo, já, uma empresa a fornecer o serviço”.

Relativamente aos apoios sociais, mais concretamente ao passe sub23, a JSD afirma que “a AAUMa reiterou, uma vez mais e à semelhança da JSD, a sua preocupação sobre este assunto e alertou para uma possível descriminação relativa aos estudantes das regiões autónomas. A JSD, por seu lado, apresentou as conclusões da reunião com o líder do Grupo Parlamentar do PSD que ouviu os anseios dos mais jovens”.

Aproveitando a oportunidade, diz ainda a ‘jota’, “focaram-se, também, os apoios sociais concedidos pela Direção Geral do Ensino Superior, sendo de ressalvar que 80% das candidaturas dos alunos da UMa já estão concluídas e com resultados apresentados. Quanto à AAUMa continua a aplicar a Bolsa de alimentação e de material escolar aos alunos carenciados, perfazendo um total de 60 bolsas anuais (cerca de 30 por semestre)”.

Por último, a JSD quis compreender “o encerramento do Copy Center e esclarecer o funcionamento do atual método de cópias. Face ao apresentado, a AAUMa informou que ouve uma assembleia geral na qual a situação foi falada e que o novo método é, na sua opinião, mais económico e com menos limitações ao nível dos horários de funcionamento”.