MADEIRA Meteorologia

Aldeia Natal na Praça do Município surge com "grandes novidades"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
28 Novembro 2022
11:49

Regresso do comboio, prolongamento do horário de funcionamento, uma árvore de 9 metros e um vasto leque de atividades desportivas e artísticas marcam a edição deste ano da Aldeia Natal que estará a espalhar magia na Praça do Município, entre os dias 9 de dezembro e 6 de janeiro.

A Aldeia Natal, que já está a começar a ser montada no Largo do Colégio, apresenta-se este ano com uma imagem "renovada" e com "grandes novidades", conforme destacou, esta manhã, Cristina Pedra, vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF) na apresentação do evento.

Destaque para o regresso do famoso comboio e do horário de funcionamento da Aldeia que foi alargado para as 20h00, antes encerrava às 19h00. "Desta forma, os pais, avós e familiares que estão a trabalhar têm a possibilidade de irem todos os dias à Aldeia de Natal com as crianças", justifica Cristina Pedra.

Outra das atrações será uma árvore de Natal de 9 metros e diversos pinheiros naturais. "Nós somos sensíveis às questões do ambiente e da sustentabilidade e, como tal, estes pinheiros naturais vêm do controlo das espécies que o Parque Ecológico virão para a Praça e depois voltarão para lá para continuarem a crescer", apontou.

De realçar que, ao contrário do que tem vindo a acontecer em anos anteriores, nesta edição não conta com a ACIF como parceira oficial. "A ACIF vai colaborar com a divulgação. No entanto, não é parceira formal porque também tem outros projetos", explica a vice-presidente.

Pela primeira vez, o evento conta com um vasto leque de atividades desportivas, entre as quais ténis de mesa, xadrez, judo, esgrima, ginástica, jogos tradicionais e arco e flecha.
A magia também marcará presença, com um mágico a atuar em palco e levando os seus ‘truques’ diretamente às crianças no recinto.
A programação desta edição, que resulta de um investimento de cerca de 60 mil euros, comtempla também diversas apresentações artísticas, desde música, dança, teatro, fantoches, coros e bandolins.

Cristina Pedra referiu ainda que os artesãos terão a oportunidade de estar a elaborar os seus próprios produtos no local, para que os mais novos tenham uma perceção mais próxima dos trabalhos manuais.

A Aldeia Natal estará também disponível para escolas e ginásios, os quais os seus utilizadores poderão trazer os netos e filhos de forma a proporcionar uma atividade interjecional.

Além disso, e como já é apanágio, a autarquia irá oferecer ao fim da tarde pipocas e algodão doce para adocicar o fim do dia das crianças e dos familiares.

"Apelo com muita força à participação das crianças que marcam a agenda dos pais e dos avós, para que os familiares se reúnam para aquele que já é um ícone desta altura", exaltou.

A Aldeia vai funcionar todos os dias entre as 11h00 e as 20h00 e a promessa deixada por Cristina Pedra é que para o ano vai ser "ainda melhor".

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas