MADEIRA Meteorologia

Pedro Calado defende maior rigor no apoio a quem "efetivamente" mais precisa

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
26 Novembro 2022
9:28

Na abertura do Conselho Geral da Cáritas Portuguesa, que decorreu esta noite, na Igreja do Colégio, o presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF) deixou à reflexão dos presentes a forma como são canalisados os apoios.

"Que tipo de ajuda é que nós queremos dar às pessoas? Queremos continuar a ter uma sociedade assistencialista, uma sociedade subsidiodependência, ou uma sociedade em que nós vamos dar condições às pessoas para produzirem mais e melhor?", questionou.

Pedro Calado adverte que num país que tem cada vez mais limitações e dificuldades, é necessário canalizar os apoios a quem efetivamente mais precisa e alargar esses apoios a mais pessoas.

O presidente da autarquia partilhou algumas estatísticas para ajudar a fazer uma "correta" reflexão sobre que "caminho nós estamos a construir e que bases é que nós estamos a criar para a sustentabilidade da nossa sociedade".

O edil apresentou dados mais recentes sobre a natalidade, o envelhecimento, a fecundidade, a produtividade e o emprego, que indicam que cada vez há menos jovens, menos nascimentos e cada vez é maior o peso da população com mais idade, na região. Uma realidade que não é muito diferente do que se passa a nível nacional.

"Estamos numa sociedade envelhecida, numa sociedade cuja população ativa não é suficiente, para trabalhar e aguentar a polução mais idosa", alertou.

Neste âmbito, defende "que há que ter a coragem de uma vez por todas para reformular todo o sistema do país". "Enquanto não tivermos capacidade de atrair jovens para trabalhar, com menos horas, com melhores condições, nós não temos a capacidade de chamar jovens para serem pais e mães e construir uma sociedade justa, plena de direitos e de igualdades, mas sobretudo equilibrada", afirmou.

O autarca referiu que quem está na Cáritas e tem a função de ajudar não tem uma função mais leve do que aqueles que tem funções públicas e que todos os dias são chamados a acudir a um cem número de pedidos de apoio.

O presidente da CMF citou "que mais importante do que dar o peixe é ensinar a pescar", sublinhando que isto "obriga-nos a dar condições às pessoas para produzirem mais e melhor, e sermos mais justos com quem realmente precisa.

Pedro Calado alertou para o estranho paradoxo: "a sociedade vai evoluindo, nós vamos tendo melhores condições, algum dinamismo económico, comercial, social, mais liberdade, mais democracia, toda a gente a fazer mais e melhor, e depois no final parece que existe cada vez mais dependência, cada vez mais necessidade, cada vez mais ajuda. Há que refletir e pensar onde e como é que chegamos até aqui e que caminho é que nós queremos fazer daqui para a frente".

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas