MADEIRA Meteorologia

CDU fala em erro ao ter sido destruído o policiamento de proximidade

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Novembro 2022
12:35

A CDU organizou nesta manhã no Funchal uma iniciativa sobre políticas de segurança pública, com dois eventos, pelas 10.45, no Bairro de Santo Amaro, e pelas 11.15, no Bairro da Nazaré, onde já existiram postos da PSP e lá foram colocados marcos a denunciar o seu desmantelamento, como referiu Edgar Silva, «em virtude de desastrosas políticas dos governos quer do PS, quer do PSD na República».

Esta iniciativa da CDU está diretamente ligada «à existência de um forte sentimento de insegurança. Em muitas localidades, junto das populações crescem as ameaças à segurança pública. Alastra a insegurança, não tanto por alguém ter sido vítima ou presenciado algum crime, mas pelo facto de serem visíveis nas ruas expressões de problemas sociais e de saúde pública, designadamente, de toxicodependências, que trazem outra consciência sobre riscos para a segurança». Como referiu Edgar Silva, «mesmo que as taxas de criminalidade participada não tenham ainda aumentado, porque se referem a período passado, e ainda que não se tenha verificado um aumento significativo da vitimação, a verdade é que há um aumento da consciencialização de alguns problemas potenciadores de criminalidade».

Nesta iniciativa da CDU foi apontada a responsabilidade dos governantes no agravamento da consciência de insegurança. A este propósito afirmou Edgar Silva: «pela mão do PS e do PSD estão a ser desarticulados projetos de policiamento de proximidade como, por exemplo, o "Programa Escola Segura" ou "O Polícia do Meu Bairro". Em bairros como o Santo Amaro ou da Nazaré já existiram postos de proximidade da PSP. Mas foram desativados, em consequência das erradas políticas de segurança interna da responsabilidade do PS e do PSD».

Como referiu Edgar Silva, «ao contrário do que hoje está a acontecer, em vez da insegurança que está a crescer, a nível local, o policiamento de proximidade em muito teria contribuído para a diminuição do sentimento de segurança».

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas