MADEIRA Meteorologia

A ilha da Madeira tem uma "gémea digital"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
04 Novembro 2022
17:07

No mundo virtual Madalia, pode ser visitada sem sair de casa.

Segundo noticia do 'NiT', trata-se de um projeto criado pela Dimmersions, uma startup fundada em 2018 que produz soluções turísticas recorrendo à realidade aumentada (e não só). A mais recente aposta da empresa é uma réplica da Madeira, onde foi fundada a empresa. Ainda não está disponível à população geral, mas esperam que isso mude durante o primeiro trimestre de 2023. A primeira versão da "gémea digital" da ilha foi apresentada a 28 de setembro no Immerse Global Summit, no Funchal.

"Com o nosso know-how decidimos entrar no metaverso com um projeto ao qual demos o nome Madalia. Trata-se de uma gémea digital da Madeira, toda em 3D, onde os utilizadores podem passear", explicou à NiT Tiago Senna, responsável pelo marketing e desenvolvimento de negócio da Dimmersions.

Este universo virtual foi reconhecido pelo Governo Regional da Madeira, sendo o primeiro a nível mundial a alcançar este feito. "Tivemos de ter acesso aos dados dos sistemas de informação geográfica e foi quase como uma parceria", acrescenta. A ilha virtual que criaram também será útil para a as autoridades regionais porque poderão utilizar aquele espaço para fazerem testes como "simulações para prevenção de incêndios ou derrocadas".

O lançamento ao público em geral ainda irá demorar, mas vai poder descobrir Madalia na Lisbon Games Week (que se realiza de 17 a 20 de novembro) e na Comic Con (que decorre de 9 a 12 de dezembro). A internacionalização do projeto é algo no qual já pensam. "Também vamos apresentar a gémea virtual da Madeira em Miami, nos EUA, e no Dubai", revela Tiago Senna. E acrescenta: "Além da Madeira, queremos ter outros territórios portugueses e não só", afirmou.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas