MADEIRA Meteorologia

SESARAM vence Prémio de Interoperabilidade a Nível Europeu

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
26 Outubro 2022
19:09

O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira é o vencedor do "X-eHealth Interoperability Award 2022", com o projeto "13-Unveiling ‘One Health’ at Autonomous Region of Madeira". O prémio tem como objetivo reconhecer e divulgar os projetos, trabalhos e iniciativas inovadoras, na área da interoperabilidade de dados de saúde no ecossistema europeu.

O SESARAM, EPERAM foi seleccionado entre os 19 candidatos dos 10 países, que participaram com projetos, Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, França, Alemanha, Holanda, Portugal, Eslovénia e Suíça, respetivamente.

O projeto foi alvo de uma avaliação realizada por um júri internacional e ficou elegido, entre os 13 projetos finalistas, que avançaram para a fase de avaliação final, a votação do público.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu, hoje, no Centro Cultural de Belém, no "2nd X-eHealth Innovation day". O prémio foi recebido pela coordenadora do Núcleo Informático do SESARAM, em representação do Serviço Regional de Saúde, Carla Carvalho.

O projeto desenvolvido no SESARAM, EPERAM teve por base um sistema de informação de saúde único e inovador, conhecido como SEIS-RAM (sigla para Sistema de informação Eletrónico da Saúde da Região Autónoma da Madeira) ou Atrium, onde cada pessoa tem um registo de saúde eletrónico único (RSU), com todos os registos médicos e dados clínicos sociais incluídos. Até esta data, o SESARAM contabiliza 599.804 RSU’s e 57,4 milhões de Episódios de Cuidados Clínicos, projeto iniciado em maio de 2003.

O SEIS-RAM ou Atrium garante ainda, a interoperabilidade com o registo nacional do utente (RNU), o sistema de comunicação e arquivo de imagens (PACS), o Modulab e o Sistema Nacional de Rastreio do Cancro, entre outros.

Para aumentar a eficiência do Serviço de Saúde na Madeira, o SRPC desenvolveu recentemente um novo sistema informático, denominado REM RAM (Registo de Emergência Médica da Região Autónoma da Madeira) para registo de emergência pré-hospitalar. A interoperabilidade entre o SEIS-RAM (ou Atrium) e o REM RAM permite aos prestadores de cuidados na Emergência do Hospital ou Unidade de Cuidados Primários obter, rapidamente, todas as informações necessárias para continuar a prestar cuidados após a intervenção pré-hospitalar.

Em abril de 2020, durante a pandemia, também foi desenvolvido um inovador e único painel Covid-19 (Dashboard Covid-19), para monitorizar os casos positivos de Covid-19, a evolução da vacinação e as suas reações adversas. Garante sinergias importantes, com informação atualizada fiável e útil a todos os intervenientes (sociedade, organizações de saúde e profissionais de saúde), nomeadamente, interoperabilidade com Modulab, API do Google Maps (georreferenciamento de casos positivos), NOS (notificações SMS de resultados de testes a pacientes) e o Portal de Reações Adversas a Medicamentos do INFARMED.

Atualmente existem 6 projetos inovadores em andamento, com foco na interoperabilidade de sistemas externos com o SEIS-RAM (ou Atrium), a saber: o Guardian (que garante automaticamente sinais vitais e dados do Phillip’s IntelliVue Guardian System ao RES do paciente); o desenvolvimento do Registro Eletrónico de Saúde único, reunindo todas as informações clínicas de cada cidadão, não só do sector público mas também do sector privado, permitindo a partilha quando necessário e o aumento da colaboração com outras entidades, partilha em tempo real de equipamentos médicos públicos fundamentais, como o ICU4COVID (H2020 GA 101016000); SMARTBEAR (H2020 GA 852172) e SMART4HEALTH (H2020 GA 826117) onde o SESARAM foi escolhido para ser o serviço de saúde piloto para testar a solução.

Com este projeto em curso, o SESARAM, EPERAM até já alcançou alguns dos "Resultados de Interoperabilidade em Saúde 2030", anunciados pelo Gabinete do Coordenador Nacional de IT em Saúde.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas