MADEIRA Meteorologia

Madeira recebe iniciativa "Europa na minha região"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Outubro 2022
17:39

O Parque Temático da Madeira, o Museu de Fotografia - Atelier Vicente’s e a Sé do Funchal serão os palcos de várias atividades da iniciativa ‘Europa na minha região", que decorre no arquipélago até 24 de novembro, foi hoje anunciado.

A Madeira é a primeira região portuguesa a participar na iniciativa ‘A Europa na minha região’, uma iniciativa que foi hoje apresentada, no Funchal, destinada a "divulgar a ação [projetos financiados] da União Europeia para as Regiões da Europa", explicaram os organizadores.

Este evento decorre neste arquipélago subordinado ao tema "Madeira: o nosso jardim de histórias", sendo uma organização conjunta da região e da Direção-Geral de Política Regional e Urbana da Comissão Europeia.

A organização apontou que, "juntamente com as regiões parceiras e os projetos financiados pela UE, a União Europeia está a criar ferramentas e oportunidades de diálogo com os cidadãos e a sensibilizá-los para os feitos de projetos que lhes são próximos, graças aos esforços de cofinanciamento da UE e da região".

"Temos muito orgulho em mostrar que há uma dimensão europeia para as soluções locais e que organizações conjuntas como esta fazem a diferença", disse diretora de Orçamento, Comunicação e Assuntos Gerais na Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia na apresentação da iniciativa, no Funchal.

Para Monika Hencsey, "esta iniciativa é uma parte de um esforço mais amplo de comunicação da União Europeia implementado desde 2018, em estreita parceria, até agora, com mais de 60 regiões europeias".

A responsável explicou que o objetivo é, "em cada região, contar a história de lugares e iniciativas de particular relevância para as comunidades regionais e que formam uma parte inerente do seu quotidiano".

Por seu turno, o secretário das Finanças da Madeira defendeu que a região "é um bom exemplo do impacto que a integração na União Europeia representou para o processo de desenvolvimento e para a melhoria dos níveis de bem-estar da população" .

"Temos orgulho no caminho percorrido e nos resultados que atingimos, com o contributo da Política de Coesão e, graças a uma gestão e aplicação criteriosa dos fundos europeus, que nos permitiu garantir as condições reclamadas pela natural aspiração dos cidadãos", declarou Rogério Gouveia.

No seu entender, estes projetos são importantes porque "contribuem para o desenvolvimento da região e, por outro lado, ajudam a preservar a sua história e as memórias de quem cá vive".

A organização da iniciática informou que, até 24 de novembro, a Madeira vai receber concursos, eventos e palestras, entre outras atividades, no Parque Temático da Madeira (Santana) e, no Funchal, no Museu de Fotografia - Atelier Vicente’s e na Sé, "locais representativos na região que foram recuperados com apoio de fundos europeus".

O projeto da reconversão do Parque Temático da Madeira foi alvo de reabilitação, novas infraestruturas e ações de promoção de bens histórico-culturais e áreas naturais, no âmbito do Programa Operacional Regional Madeira 14-20, um investimento superior a 1,2 ME comparticipado em mais de um milhão de euros por fundos comunitários.

O projeto do Museu de Fotografia da Madeira custou 473 mil euros e o de conservação e restauro dos tetos Mudéjares da Sé do Funchal teve um custo total superior a 1,6 ME.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas