Conheça a agenda que marca o dia de hoje

Bom dia! É sexta-feira!

* Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional, encontra-se na Venezuela, onde realiza uma visita às comunidades madeirenses. O governante madeirense desloca-se hoje a Barquisemeto, no Estado de Lara, a cerca de cinco horas da capital venezuelana. A visita de Albuquerque à Venezuela prolonga-se até segunda-feira.

* O JM Madeira está de volta à estrada com as ‘Jornadas Madeira 2022/23’. A quarta sessão é no concelho da Ponta do Sol, no Centro Cultural John dos Passos, entre as 10h00 e as 13h00, com o tema Saúde.

* Terá lugar pelas 9h30, no salão nobre do Governo Regional, a apresentação pública do Plano Regional de Infância e Juventude (PRIJ) 2022-2026. Na ocasião, estará presente a secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade.

* O Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados levará a efeito hoje, no salão nobre da Assembleia Legislativa da Madeira, entre as 09h30 e as 13h00, uma conferência subordinada à temática ‘Temas atuais de Direito das Sociedades’, que contará com as preleções dos professores António Pinto Monteiro, Maria de Fátima Ribeiro, Paulo Olavo Cunha, Armando Triunfante, bem como do juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça e professor Ricardo Costa.

* Realiza-se às 10h30, no auditório do Museu de Eletricidade da Madeira, a Assinatura da Declaração de Compromisso para a Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas, por várias entidades regionais, incluindo a SRAAC, ARM, e Câmaras Municipais da RAM, proposta pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA). A secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, estará presente na cerimónia em representação do Governo Regional.

* Está a decorrer durante esta semana o Exercício Golfinho 22, onde está a ser testada a capacidade da Zona Militar da Madeira de exercer o comando e controlo de uma operação de resposta a acidente grave ou catástrofe e o emprego das capacidades previstas no Plano Auxílio, que prevê a atuação do Exército, no âmbito do apoio militar de emergência, na RAM. Hoje às 11h00, no Chão dos Balcões, no Chão da Lagoa, irá ser realizada uma demonstração, no âmbito do apoio militar de emergência.

* Hoje pelas 15h00, o vereador da CMF, Bruno Pereira, fará a entrega de um sismógrafo, na Escola Básica com Pré-Escolar de Santo António e Curral das Freiras.

* Hoje na Casa da Cultura de Câmara de Lobos, o Ricardo Presumido, vice-presidente da Memoshoá, Associação Memória e Ensino do Holocausto, irá dinamizar duas palestras sobre o Holocausto. Um para alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário, às 15h00, e outra para formandos dos cursos EFA e outros públicos, às 19h30. Depois de cada palestra será realizada uma visita guiada e comentada à exposição ‘Para Lá das Aparências’.

* Realiza-se no Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo, entre hoje e amanhã, um seminário, promovido pela Porta33, denominado ‘DESPOLETAR O AGIR — Práticas para a reinvenção da Escola e sua relação com o lugar’, com o objetivo de enfatizar a reutilização adaptativa e sustentável da antiga escola da Vila do Porto Santo, enquanto novo polo cultural de disseminação e partilha de conhecimentos.

* A Casa da Cultura de Santa Cruz, Quinta do Revoredo, exibe pelas 18 horas, em estreia absoluta, da curta-metragem sobre a última coreografia da bailarina e criadora Dimitra Poulos, recentemente falecida, como título de ‘A Tear and a Smile’.

* A 7.ª edição do Festival Internacional de Bandolins da Madeira vai realizar-se no Teatro Municipal Baltazar Dias entre hoje e domingo, 16 de outubro, num formato que promete possibilitar uma maior proximidade entre os músicos e o público, e que terá a oportunidade de absorver “as variadas linguagens que compõem o bandolim”. O programa desta 7.ª edição pode ser consultado na íntegra em www.madeiramandolinfestival.com.

* O 11.º Festival de Órgão da Madeira tem início hoje pelas 21h30, na Igreja de São João Evangelista, vulgo Igreja do Colégio.