MADEIRA Meteorologia

Élvio Sousa desafia Miguel Albuquerque a mostrar as faturas da GESBA

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
14 Setembro 2022
16:44

Élvio Sousa, líder parlamentar do JPP, voltou hoje a queixar-se de que a GESBA se recusa a fornecer os documentos solicitados pelo partido, nomeadamente, contratos referentes ao serviço do transporte em contentores e as faturas de venda da banana.

Perante esta situação, o deputado insiste que "a GESBA esconde dos agricultores e dos madeirenses o preço real pela qual vende a banana".

Lembrando uma afirmação de Miguel Albuquerque, de que a banana da Madeira era a mais bem paga da Europa, Élvio Sousa desafia o presidente do Governo Regional a mostrar as faturas a todos aos madeirenses e aos agricultores.

Em comunicado, Élvio Sousa acusa a GESBA de "ficar com os lucros do trabalho do agricultor e de pagar a banana a um preço inferior do que há 15 anos", refugiando-se "num suposto 'segredo comercial', que vem adensar os negócios paralelos da banana".

"Ora se Miguel Albuquerque diz defender a transparência na casa dos outros, deve vir a público revelar a verdade aos agricultores, uma vez que a GESBA comercializa a banana, apoiada com fundos comunitários, em regime de monopólio, e além do mais o Governo Regional impôs limitações, impossíveis de ultrapassar, ao associativismo de produtores de banana", considera.

Élvio Sousa declara que "o JPP vai prosseguir o seu objetivo de fiscalização deste negócio, custe o que custar, e doa a quem doer, recorrendo a todas as frentes para a descoberta da verdade, e para trazer justiça aos mais de 2 mil agricultores que são explorados, como se de colonos se tratassem".

A concluir, o líder parlamentar destaca o facto da GESBA não publicitar as suas contas em página oficial própria ou em qualquer outro organismo do Governo Regional da Madeira, algo que considera uma contradição relativamente à afirmação que a empresa faz de que não esconde nada. "Tem sido, a página da transparência do JPP a publicar os relatórios e contas daquela empresa pública regional", afirma Élvio Sousa.

Iolanda Chaves

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas