MADEIRA Meteorologia

Élvio Sousa desafia Miguel Albuquerque a mostrar as faturas da GESBA

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
14 Setembro 2022
16:44

Élvio Sousa, líder parlamentar do JPP, voltou hoje a queixar-se de que a GESBA se recusa a fornecer os documentos solicitados pelo partido, nomeadamente, contratos referentes ao serviço do transporte em contentores e as faturas de venda da banana.

Perante esta situação, o deputado insiste que "a GESBA esconde dos agricultores e dos madeirenses o preço real pela qual vende a banana".

Lembrando uma afirmação de Miguel Albuquerque, de que a banana da Madeira era a mais bem paga da Europa, Élvio Sousa desafia o presidente do Governo Regional a mostrar as faturas a todos aos madeirenses e aos agricultores.

Em comunicado, Élvio Sousa acusa a GESBA de "ficar com os lucros do trabalho do agricultor e de pagar a banana a um preço inferior do que há 15 anos", refugiando-se "num suposto 'segredo comercial', que vem adensar os negócios paralelos da banana".

"Ora se Miguel Albuquerque diz defender a transparência na casa dos outros, deve vir a público revelar a verdade aos agricultores, uma vez que a GESBA comercializa a banana, apoiada com fundos comunitários, em regime de monopólio, e além do mais o Governo Regional impôs limitações, impossíveis de ultrapassar, ao associativismo de produtores de banana", considera.

Élvio Sousa declara que "o JPP vai prosseguir o seu objetivo de fiscalização deste negócio, custe o que custar, e doa a quem doer, recorrendo a todas as frentes para a descoberta da verdade, e para trazer justiça aos mais de 2 mil agricultores que são explorados, como se de colonos se tratassem".

A concluir, o líder parlamentar destaca o facto da GESBA não publicitar as suas contas em página oficial própria ou em qualquer outro organismo do Governo Regional da Madeira, algo que considera uma contradição relativamente à afirmação que a empresa faz de que não esconde nada. "Tem sido, a página da transparência do JPP a publicar os relatórios e contas daquela empresa pública regional", afirma Élvio Sousa.

Iolanda Chaves

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas