MADEIRA Meteorologia

Eduardo Jesus: Turismo da Madeira consolida "afirmação crescente a dois dígitos"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
31 Agosto 2022
21:12

O secretário regional do Turismo e Cultura considerou o recorde de mais de um milhão de dormidas registadas em julho na Madeira como um "momento de grande satisfação".

"É a primeira vez que se atinge mais de um milhão de dormidas em relação a qualquer mês da nossa história do turismo. É dado o exemplo que no mês de julho (de 2022) tivemos mais dormidas do que ano inteiro de 1972", destacou Eduardo Jesus, reagindo à estimativa rápida da Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), que revelou que este julho foi o melhor mês de sempre da história do turismo regional.

"As 1.045.800 dormidas representam mais de 26% do que registámos em 2019 e mais de 68% do que o desempenho de 2021", comparou.

Para o governante, há uma "afirmação crescente a dois dígitos" do turismo na Região - e "sempre acima dos 20%" relativamente a 2019 -, o que é "muito importante para o setor, para toda a atividade turística e para toda a economia regional que depende em mais de 26% deste setor".

O secretário enfatiza também que em julho houve "o maior número de hóspedes de sempre", com mais de 39% face a julho de 2019, e correspondendo a 186,9 mil hóspedes.

As principais proveniências foram do mercado nacional (240 mil dormidas), Reino Unido (192 mil) Alemanha (172 mil) e França (71 mil), o que reflete uma "recuperação muito grande dos grandes mercados que nos alimentam", sublinha Eduardo Jesus. Com efeito, considerando o ano 2019, só o mercado nacional duplicou em julho (+102%).

"É a confirmação da tendência que vínhamos a verificar. É também, de uma forma consistente, uma mensagem que nos coloca como um destino que está a saber aproveitar bem este período pós-pandémico e que está a saber tirar proveito de todo esse trabalho que fez nessa fase mais difícil que o setor atravessou", referiu.

Agora, o objetivo do governo "é manter os níveis de atividade do setor turístico bem lá em cima, deixando dessa forma o maior contributo possível ao bem-estar de toda a população da Madeira".

Alberto Pita

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas