MADEIRA Meteorologia

Câmara Municipal do Funchal apoia Semana Europeia do Folclore

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
25 Agosto 2022
11:06

No âmbito dos apoios ao associativismo e atividades de interesse municipal, a Câmara Municipal do Funchal firmou um protocolo com o Grupo Folclórico e Etnográfico da Boa Nova, no valor de 7.000 euros para apoiar a Semana Europeia do Folclore, que irá acontecer de 28 de agosto a 1 de setembro no Auditório do Jardim Municipal.

A Semana Europeia de Folclore, que se iniciou em 2004, é um festival de folclore de âmbito internacional, que se realiza todos os anos na cidade do Funchal, da responsabilidade do Grupo Folclórico e Etnográfico da Boa Nova com o apoio da Direção Regional de Turismo e da Câmara Municipal do Funchal, no âmbito da Festa do Vinho da Madeira.

O Grupo Folclórico e Etnográfico da Boa Nova foi fundado a 15 de agosto de 1965. Obteve o estatuto de Instituição de Utilidade Pública em 1994 e o Estatuto de Superior Interesse Cultural no mesmo ano. Em 1990, pelo seu 25º aniversário, a Câmara Municipal do Funchal decidiu, por unanimidade, atribuir um "Voto de Louvor" ao grupo pelo trabalho realizado em prol da cultura e do folclore madeirense.

Daí que o apoio da CMF é uma forma de reconhecer o importante papel que esta associação tem na comunidade, que envolve um grande número de pessoas e que contribui para a valorização das tradições locais e do património cultural e etnográfico do Funchal. Além disso, o grupo tem desempenhado um papel fundamental na investigação, defesa e promoção dos valores patrimoniais em prol da preservação e do desenvolvimento da identidade cultural do Funchal.

Ao longo dos anos, estiveram presentes grupos de 25 países, outros tantos de Portugal Continental de Norte a Sul e Ilhas. Este ano, estarão presentes o Grupo de Folclore Monte Verde, o Grupo de Folclore e Etnográfico de Boa Nova, o Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula, a Escola Provincial de Danza Castro Froxo (Espanha), Folk Dance Ensemble "Wronki" (Polónia), Grupo Etnográfico da Beira (Açores), Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo (Aveiro) e Agrupación Folklórica Abenechara (Canárias).

Marco Milho

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas