MADEIRA Meteorologia

Madeira escapa a onda de calor, mas termómetros deverão atingir os 30ºC este fim de semana

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
19 Agosto 2022
12:44

Apesar de o arquipélago da Madeira escapar à onda de calor que começa a afetar Portugal Continental a partir desta sexta-feira, domingo os termómetros deverão atingir 30ºC, descendo, depois, para 29.º na segunda-feira e para 27.º na terça-feira.

Isso mesmo explicou à 88.8 JMFM Victor Prior, delegado na Madeira do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que alertou que o calor se fará sentir especialmente em zonas montanhosas.

Já a humidade, esclarece o especialista, será baixa, com os valores a rondar os 30%, a par do vento que não será significativo, sendo pontualmente moderado nas zonas altas e nos extremos leste e oeste, não ultrapassando, contudo, os 50/60 quilómetros por hora.

Dadas estas condições meteorológicas, o risco de incêndio volta a aumentar na Região.

Quanto às ondas de calor que têm afetado o território nacional, Victor Prior aclara que esta situação se deve à localização dos grandes centros de ação do Anticiclone dos Açores e das depressões que se formam na região de África, "que fazem com que a massa de ar quente e seca suba até latitudes maiores, atingindo Portugal continental mais significativamente e alguns países na Europa".

Segundo o delegado, face ao verificado nos últimos anos e aos estudos que têm sido realizados, estas situações meteorológicas serão mais frequentes, estando naturalmente associadas às alterações climáticas.

Para já a Região não será afetada. "Até ao fim de agosto não há nenhuma situação excecional prevista", indicou ainda.

Flávio Matta/Edna Baptista

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas