MADEIRA Meteorologia

Luís Ferreira preside Comissão Política de Freguesia do PSD/Machico e não Cláudia Gomes

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
15 Agosto 2022
11:06

Nas eleições do PSD para a comissão política de freguesia de Machico, ocorridas em maio, saiu vencedor Luís Ferreira e não Cláudia Gomes. Esta preside a comissão política da concelhia de Machico.

Este esclarecimento surge na sequência da notícia publicada hoje no JM, com o título ‘PSD de Machico em guerra interna’. Por lapso, o nosso jornal escreveu que Cláudia Gomes presidia a comissão política de freguesia e não a de concelhia.

De salientar que se vivem momentos tempestuosos no PSD de Machico. Depois das eleições para a comissão política de freguesia, em que venceu a lista A, liderada por Luís Ferreira, o cabeça-de-lista da lista B, Vitor Ruel (na imagem que ilustra o artigo), decidiu recorrer ao conselho de jurisdição do PSD/Madeira para que fosse realizado novo ato eleitoral. Isso porque, dois dos elementos da lista vencedora não cumpriam, segundo este social-democrata, os requisitos legais para serem candidatos, uma vez que não tinham um ano de militância no PSD. "E, para terem direito a voto, também têm de ser militantes no mínimo há seis meses".

A decisão do organismo jurídico do partido terá sido de manter a lista vencedora, sem os elementos que não cumpriram com a lei. Ora, Vitor Ruel não concorda, porque a sua lista "cumpria todas as legalidades", entende que deveria haver nova eleições e decidiu avançar com o processo para um patamar superior. Por isso, em declarações ao JM, divulgou que vai recorrer ao conselho nacional de jurisdição do PSD.

"Vou ser persistente neste assunto para serem corrigidas estas situações de irregularidade da lista A", avisou, manifestando que, a haver novas eleições, Vitor Ruel e a sua equipa serão candidatos. "Queremos trabalhar em prol do PSD/Machico, em unir o partido e voltarmos a ser um partido vencedor em Machico".

Ainda mais quando, passados mais de dois meses da eleição de Luís Ferreira, Vitor Ruel não vê medidas de política local ou de resposta à atuação do PS. Isto a um ano de eleições regionais e numa conjuntura em que o PSD é oposição em Machico. "O PSD de Machico nem sabe formular listas para uma comissão política de freguesia, como será para uma candidatura à Câmara Municipal de Machico e juntas de freguesia?". A seu ver, é por causa da falta de ação da atual presidente do PSD/Machico que "o PS brinca e passeia a política local".

Vitor Ruel acusa ainda a nova direção da comissão política de Concelhia, esta presidida por Cláudia Gomes, de "desorganização total" e de trabalhar apenas pelos "interesses pessoais e não os interesses políticos. Por isso, está este descalabro na política do PSD Machico", em que "não há contactos com os militantes".

Nas críticas à presidente do organismo, aponta ainda a nomeação do líder da comissão política da JSD para vice-presidente do PSD/Machico. "Há pessoas mais capazes, com mais anos políticos", defendeu.

Paula Abreu

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas